
Paraíba - Em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, na noite dessa quinta-feira (15), o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties), Claudio Furtado, apresentou um panorama detalhado sobre o projeto do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação na cidade. A iniciativa integra a estratégia do Governo da Paraíba para descentralizar os polos de desenvolvimento e inovação, impulsionando o Sertão do Estado.
A sessão foi proposta pelo vereador Alysson Voz e Violão (PSB), com participação do deputado estadual Chico Mendes (PSB), e reuniu representantes da sociedade civil, universidades, setor produtivo e instituições de fomento.
Durante sua fala, Claudio Furtado reforçou que um parque tecnológico é muito mais do que um espaço físico é um ecossistema que articula governo, academia e empresas, com o objetivo de gerar soluções reais para os desafios econômicos e sociais da região. “Inovação não é só software ou inteligência artificial. Ela pode estar no turismo, no artesanato, na agricultura. É qualquer mudança que aumenta a competitividade de um produto, processo ou serviço”, destacou.
O secretário lembrou que o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, idealizado na gestão do governador João Azevêdo, tem como diferencial sua capilaridade, com polos voltados para as vocações de diferentes regiões. “Cajazeiras, por exemplo, já tem histórico de formação educacional e profissional sólido. A ideia é aproveitar isso para criar um polo com foco em tecnologia da informação, saúde, educação e até agroinovação, com o apoio da chegada das águas do São Francisco”, explicou.
Desenvolvimento e Inovação em Cajazeiras
Durante a exposição, Furtado compartilhou um episódio marcante: em visita a um parque tecnológico em Fortaleza, descobriu que a maioria dos desenvolvedores da multinacional Indra, uma das maiores empresas de software do mundo, era natural de Cajazeiras. “Isso nos enche de orgulho, mas também de responsabilidade. Precisamos criar condições para que esses jovens permaneçam aqui, empreendendo e gerando riqueza localmente”, afirmou.
O líder do governo na Assembleia Legislativa Estadual (ALPB), deputado estadual Chico Mendes (PSB) elogiou a iniciativa, destacando os investimentos do Governo do Estado no Alto Sertão. “Esse é um momento importante, com a presença de vereadores, prefeitos, lideranças e da sociedade civil organizada, debatendo o futuro da nossa região. Parabéns, Cláudio, pelo trabalho que vem realizando. E meu agradecimento também ao governador João Azevêdo, que tem investido fortemente no Alto Sertão. […] Esse esforço mostra o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento, especialmente nas áreas de tecnologia e serviços”, disse.
O vereador Alysson Voz e Violão (PSB) também agradeceu a presença do secretário Claudio Furtado na sessão especial e ressaltou a importância do momento. “Agradeço ao secretário por sair do seu gabinete, vir pessoalmente a Cajazeiras e mostrar que o município pode, sim, receber e consolidar a instalação do parque tecnológico”, destacou.
Entre os próximos passos, está a criação de um grupo de trabalho em Cajazeiras, com representantes das instituições de ensino (como UFCG, IFPB e universidades privadas), setor produtivo e entidades como o Sebrae.