
Campina Grande - Obras em reta final na ECIT Elpídio de Almeida, o tradicional Colégio Estadual da Prata, na ECIT Severino Cabral, em Bodocongó; ECI Hortêncio Ribeiro (PREMEN), no Catolé; na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso, em Bodocongó; e no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente José Joffily (CAIC), localizado nas Malvinas, são exemplos dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (SUPLAN), no município de Campina Grande. Do ano passado até este mês de maio, foram investidos mais de R$117 milhões em obras nas escolas que pertencem a 3ª Gerência Regional de Ensino (GRE), que abrange a Rainha da Borborema e mais 21 municípios, contemplando 82 escolas estaduais.
O investimento também envolve obras de manutenção nas escolas da região. Em Campina Grande, do ano passado até o momento, 39 escolas das 54 localizadas no município, receberam algum tipo de intervenção, como reforma, manutenção e até mesmo reconstrução completa por parte do Governo do Estado. No caso do Estadual da Prata, obra aguardada ansiosamente pela população de Campina, a previsão de entrega é para o final de junho. O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, detalha como a Secretaria monitora e executa esse tipo de serviço.
“A nossa Gerência de Obras atua diariamente nas 597 escolas estaduais, distribuídas pelas 16 GREs. Um trabalho minucioso, realizado a partir do diálogo com gestores escolares para compreender, no caso das manutenções, os serviços que esses locais precisam receber e dar o máximo de agilidade possível. No que diz respeito às grandes obras, como é o caso do Colégio Estadual da Prata, era um sonho da população de Campina ver o Gigantão reformado, a altura da importância que ele tem para a cidade. O Governo do Estado está proporcionando isso, com um investimento de R$7 milhões, graças a decisão do governador João Azevêdo de acreditar e investir em educação”, destacou o secretário.
Em relação às manutenções, em Campina Grande atualmente a SEE trabalha na Escola Estadual de Ensino Fundamental Alceu do Amoroso Lima, localizada no bairro das Malvinas; e na EEEFM Antônio Guedes de Andrade, no Catolé, que já recebeu serviços de manutenção no ano passado. Agora a Secretaria iniciou os serviços de mudança no padrão elétrico na escola, para que ela possa ser climatizada, uma prioridade que deve ocorrer nas quase 600 escolas do estado até 2026.
“Dentro do nosso setor de obras da Secretaria temos um núcleo exclusivo só para garantir celeridade na climatização das escolas. Foi um compromisso que assumi assim que cheguei a Secretaria e que acompanho de perto diariamente o andamento dessas demandas, inclusive dialogando de maneira frequente com a Energisa para assegurar a agilidade no trabalho na parte que compete à empresa”, reiterou Wilson Filho.
Cuidando das escolas da 3ª GRE – Além de Campina Grande, escolas estaduais dos municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Algodão de Jandaíra, Boa Vista, Esperança, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Remígio e Serra Redonda, todos vinculados a 3ª Gerência, também foram contempladas com os investimentos de reforma e manutenção.


