Parceria

Orquestras Sinfônicas de João Pessoa e da UFPB realizam concerto no Espaço Cultural

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba - OSUFPB e a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa - OSMJP se juntam

Orquestras Sinfônicas de João Pessoa e da UFPB realizam concerto no Espaço Cultural

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba – OSUFPB e a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa – OSMJP se juntam para fazer concerto em que celebram a grandeza e a união dessas duas instituições culturais de João Pessoa.

O evento acontece nesta sexta, 09 de maio, às 20h00, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. A entrada é franca, obedecendo-se a ordem de chegada.

O concerto, que será regido pelo maestro e violoncelista Nilson Galvão, traz um repertório robusto, com obras do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791), do russo Nikolai Rimsky-Korsakov (1844 – 1908) e do francês Ernest Chausson (1855 – 1899), que terá sua obra “Poème Op. 25” executada pelo violinista convidado Rodrigo Eloy, que é músico da OSUFPB .

Pela primeira vez essas duas orquestras se juntam para realizar um concerto, o que concretiza um projeto há muito já pensado, como diz o regente Nilson Galvão:

“A música, em sua essência, é uma manifestação sublime de colaboração. Desde as harmonias que se entrelaçam até as ações dos músicos que dialogam em um palco, cada nota conta uma história que só pode ser contada coletivamente. É com esse espírito que a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) se unem para oferecer uma experiência musical única e inesquecível”.

Nilson Galvão (regente)

Natural de Recife/PE, Nilson Galvão iniciou, em 1988, seus estudos formais no violoncelo. Recebeu premiações nos concursos II Concurso Nacional de Cordas, bem como o prêmio revelação – 1993 e Prêmio Paraíba de Música de 1997. Desde 2013 é membro do renomado grupo instrumental Paraibano – Quinteto da Paraíba.

Em 2007 iniciou trabalho na área da regência, recebendo orientação de importantes maestros como: Robert Gaddis, Kim Lloyd, Jorge Mester, Isaac Karabtchevsky, Sarah Ioanidis, Cláudio Cruz e Lanfranco Marcelletti.

Nilson é bacharel e mestre em música pela Universidade de Campbellsville – EUA, e tem também titulação em direção de orquestra pela Universidade de Louisville. No ano de 2014 assumiu a direção artística/musical do projeto social Orquestra Criança Cidadã sediado na cidade do Recife.

Rodrigo Eloy (solista)

Rodrigo de Almeida Eloy Lôbo – iniciou seus estudos de violino aos 3 anos de idade, com o professor Ademar Rocha. Em 2004 entrou no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba. Nesta mesma instituição fez seu mestrado e doutorado, sempre sob a orientação do Professor Dr. Hermes C. Alvarenga.

Já participou de diversos festivais nacionais e internacionais. Nestes, teve a oportunidade de ter aulas com professores de renome internacional, tais como Ole Bohn, Charles Stegeman, Leon Spierer, Mirian Fried, Shmuel Ashkenasi, Simon Bernardini, Daniel Guedes, entre outros.

Como camerista, realizou diversos concertos no Brasil e no exterior, sendo constantemente convidado para participar de festivais de música, tais como a IV Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, Música na Estrada, Sunflower Music Festival (EUA), entre outros.

Vem atuando constantemente como solista à frente das principais orquestras da Paraíba – OSPB, OSJPB, OSUFPB e OSMJP. É membro do corpo efetivo da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba, atuando como spalla. Também é membro do Quarteto de Cordas Eli-Eri e do Quinteto Uirapuru.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba