POR WALTER SANTOS
Maranhão: liderando para o Senado
Os números da primeira pesquisa pós – registro de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral aponta o ex-governador José Targino Maranhão com 31% das intenções de voto contra 16% em favor de Wilson Santiago e 7% de Lucélio Cartaxo.Como causa é pertinente supor que a realidade posta sintetiza o Recall (lembrança) do nome do ex-governador pela exaustiva exposição de seu nome e imagem ao longo dos últimos tempos.
Neste contexto, a Pesquisa se faz coerente ainda levando em conta o fator Recall porque o ex-senador Wilson Santiago ao disputar a senatoria em 2010 também expandiu sua imagem daí o resultado existente.
Por esse prisma e só, Lucélio Cartaxo tem 7% também porque a maioria do eleitorado somente agora está sabendo de sua candidatura.
Agora, o que cada um vai estar gerando de perspectiva para cima ou para baixo dependerá do desempenho particular dos candidatos, ainda levando em conta a condição Ficha Limpa dos competidores (algo que, em tese, não deslustra nenhum dos três candidatos) e a companhia, ou seja, os efeitos do companheiro de chapa.
Há uma observância distinta no caso de Maranhão porque ele é quem deve puxar o candidato Vital Filho, antes ou depois dele pegar ritmo e ser também mais conhecido como candidato ao Governo.
Em síntese, Santiago vai depender muito de Cássio, da mesma forma que Lucélio tende a ser fruto ascendente dependendo do irmão prefeito de João Pessoa e do PT, bem como de sua estrutura em nível estadual.
Eis o retrato 3 x 4 da primeira aferição da tendência para o Senado.