
João Pessoa - Mais interação e facilidade no acesso aos serviços e informações sobre a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Esses são os objetivos da ‘Alê Câmara’, a nova assistente virtual do Legislativo Municipal, lançada nesta segunda-feira (28), na agência Sin Comunicação. Na oportunidade, a ferramenta foi apresentada aos vereadores e à imprensa.
Sobre a importância da nova assistente, o presidente da Casa Legislativa, Dinho Dowsley (PSD), destacou: “A gente precisa se atualizar e usar ferramentas que tragam a população para mais perto. Os vereadores e a Mesa Diretora estão aqui para conhecer esse novo canal virtual, que é fundamental para a Câmara seguir avançando e interagindo com a população”. Ele afirmou que o sistema já está disponível para a população: “O chatbot já está à disposição. A gente já pode interagir, já pode fazer perguntas”.
O diretor de comunicação da CMJP, Suetoni Souto Maior, reforçou: “O objetivo é a interação, a possibilidade de encurtar a distância entre a população e os vereadores, que são aqueles que receberam a confiança através do voto do cidadão. No nosso site, há uma aba através da qual qualquer cidadão já pode acessar a Alê para obter informações, criar um diálogo com os vereadores, sugerir leis. Então, a Alê, assim como a TV Câmara, a Rádio Câmara, as redes sociais e o Portal da Câmara, tem esse papel de integrar os vereadores com os cidadãos”.
O desenvolvedor Humberto Ramalho e a especialista em marketing Germana Samara, ambos da Sin Comunicação, falaram sobre o funcionamento e as ideias que conduziram o processo de criação da ferramenta. “Essa solução é voltada para o WhatsApp, para gerar um acesso intuitivo ao cidadão em um canal que hoje está disseminado em 99% dos smartphones do Brasil. No primeiro contato com a Alê, automaticamente cria-se um canal de relacionamento com o usuário, porque, pelo número de acesso e o nome cadastrado, no segundo contato ela já consegue identificar e chamar o cidadão pelo nome. Depois, já com esses dados, será possível metrificar as informações que o usuário acessou. A gente vai conseguir entender o comportamento do cidadão e isso dá aos vereadores a capacidade de produzir trabalhos em cima das demandas da sociedade”, exemplificou Humberto.
Germana acrescentou: “É impossível, hoje em dia, falar de comunicação sem a curva do dado, sem a informação. O dado traz a responsabilidade, o fato, a informação necessária e precisa. Quero enfatizar a nossa preocupação em humanizar a Alê, em transformá-la em uma pessoa jovem, porque a Câmara vem nessa vanguarda, trabalhando passado, presente e futuro”.
Humanização e Representatividade da Alê Câmara
Humanização
Emanuele Henrique, servidora efetiva da CMJP, inspirou as feições da nova ferramenta. “É uma honra representar o perfil da mulher paraibana, de cabelos cacheados e pele morena, além de trazer humanização para a ferramenta e representar o corpo de efetivos da Câmara. Atualmente eu já respondo pelo e-SIC [sistema eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão], outra ferramenta da Casa que permite à população encaminhar solicitações a seus representantes. As informações mais técnicas acabam caindo diretamente para mim. Agora, a população também tem disponível a Alê Câmara”, explicou.
Aproximação com o Cidadão
Aproximação
O vereador Raoni Mendes (DC) convidou a população a acessar a ferramenta e ajudar a melhorar o serviço. “Ela está à disposição do povo. Conversem com Alê, fale com ela pelo WhatsApp e apresente suas demandas. Se tiver alguma dificuldade, nos informe para que a gente possa ir melhorando. A ferramenta é intuitiva e é para usar. Contamos com vocês para a gente poder, cada vez mais, colocar a Câmara perto de cada um”, enfatizou o parlamentar.
Guguinha Moov Jampa (PSD) reconheceu que o cidadão precisa ter conhecimento sobre o que está em exercício na Casa: “É importante para que a população possa acompanhar o nosso trabalho e saber as leis que existem em João Pessoa. A gente sabe que hoje tudo envolve a internet, e é importante que a população conheça as leis e o papel que cada vereador está exercendo na Casa Legislativa”.
João Corujinha (PP) destacou a importância da nova ferramenta para a aproximação do Legislativo Municipal com a população. “Alê vai fornecer informações da Câmara, interagir com a população. A gente precisava de uma ‘pessoa’ assim, que conversasse com a população a qualquer momento. Essa assistente virtual chega no momento certo. Com esse avanço que a Câmara traz, ganham os vereadores, os funcionários e a população”, ressaltou.
“É uma ferramenta extremamente importante, porque tudo que inclui a participação da população, que leva a população para mais perto da Câmara, é algo digno de aplausos”, enfatizou a vereadora Jailma Carvalho (PSB), convocando a população a utilizar a Alê. “Isso traz mais democracia, mais participação com a Casa”, declarou.
O líder do Governo, Odon Bezerra (PSB), reforçou que a ferramenta possibilitará também que o cidadão fiscalize a produção dos parlamentares: “Você vai saber qual é a atuação do vereador, procurar minuciosamente os Projetos de Lei e saber o que é tratado no próprio plenário. A população tem sempre que ficar vigilante. A ferramenta vai mostrar também que o vereador está trabalhando, está propondo matérias em favor da população, e, se não estiver, poderá cobrar”.
Damásio Franca (PP) e Bosquinho (PV) ressaltaram o pioneirismo da Câmara Municipal. “A inteligência artificial veio para ficar, tanto no setor público como no setor privado. E a Câmara é pioneira nisso”, comemorou Damásio. “A Câmara está sempre na vanguarda. Como Poder Legislativo, saímos na frente na implementação da Rádio Câmara FM, da TV Câmara e agora com essa inovação de uma assistente virtual”, reforçou Bosquinho.
O vereador Luís da Padaria (Agir) destacou a importância da ferramenta, que vai estreitar ainda mais a relação dos vereadores com a população. “Essa é uma ferramenta que está sendo lançada para melhorar a vida das pessoas, levando mais informação para população”, avaliou.
