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Transporte de cargas: quais os caminhões mais indicados para cada tipo de carregamento

CONTRAN estabeleceu para efeito de segurança, um limite de peso máximo que cada eixo do caminhão pode carregar.

O Conselho Nacional de Trânsito, também conhecido pela sigla CONTRAN, estabeleceu para efeito de segurança, um limite de peso máximo que cada eixo do caminhão pode carregar. Esse limite se deve ao fato de que quanto mais força os pneus do veículo aplicam sobre o asfalto, mais rápido ele irá se deteriorar. Sendo assim, os caminhões conseguem levar bastante peso, desde que ele seja distribuído em partes iguais entre cada um dos seus eixos. É importante dizer que quanto mais rodas um caminhão tem, mais eixos ele também terá para suportar o tamanho da carga.

 

Existem diferentes tipos desses veículos a venda, cada um deles é específico para um tipo e tamanho de carga. Alguns deles são: VUC (Veículo Urbano de Carga), Toco ou Caminhão Semi-Pesado, Truck ou Caminhão Pesado, Cavalo Mecânico ou Caminhão Extra-Pesado, Cavalo Mecânico Trucado ou LS, Carreta de 2 Eixos, Carreta 3 Eixos, Carreta Cavalo Trucado, Bitrem ou Treminhão e Rodotrem.

 

É interessante ressaltar também que, devido algumas modalidades serem muito grandes, é necessário que elas tenham autorização das prefeituras locais para poderem transitar ou mesmo passar pelas cidades durante o transporte de uma carga. Se você está em busca de caminhões a venda em Santa Catarina (SC),veja a seguir mais detalhadamente sobre esses caminhões.

 

Imagem: Agrofy

Veículo Urbano de Carga (VUC)

Esse pode ser considerado um veículo de menor porte e é o mais indicado para trajetos urbanos, ou seja, para transitar nos grandes centros. Para fazer parte dessa categoria, a máquina precisa atender às seguintes características: ter a largura de no máximo 2,2 metros, comprimento de até 6,3 metros e um limite para a emissão de poluentes. Fora isso, sua capacidade máxima de peso deve ser de 3 toneladas.

Semi-pesado ou Toco

Esse modelo possui um eixo simples em sua carroceria, isso quer dizer que ele tem um eixo frontal e outro traseiro de rodagem simples. Sua capacidade é de no máximo 6 toneladas, seu peso bruto é de 16 toneladas e o comprimento de até 14 metros.

Caminhão Pesado ou Truck

Aqui o eixo é duplo na parte da carroceria, ou seja, são dois eixos juntos com o objetivo de poder carregar um tipo de carga maior e, mesmo assim, proporcionar um desempenho melhor para a máquina. Neste caso, um dos eixos traseiros precisa, necessariamente, receber e suportar a força do motor. A capacidade máxima é de até 14 toneladas, o peso bruto de até 23 toneladas e, assim como o Toco, o comprimento máximo é de 14 metros.

LS ou Cavalo Mecânico Trucado

Esse caminhão traz o mesmo conceito do cavalo mecânico, porém, o seu diferencial é que ele vem com um eixo duplo em seu conjunto, o que proporciona para ele a capacidade de levar mais peso consigo. Isso porque o peso da carga é distribuído entre as rodas e, como ele possui mais, é possível transportar mais carga. Dessa forma, a pressão que é exercida sobre cada uma das rodas do veículo no chão se torna menor.

 

Fonte: Polemica Paraíba
Créditos: Polemica Paraíba