Mais Rápido

Com o fim da TV analógica internet pelo celular deverá ser mais rápida

Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta no Brasil, os celulares com tecnologia de quarta geração (4G) poderão atingir picos de velocidade de até 45 Megabits por segundo (Mbps), informou nesta quarta-feira (29), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros.

Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta no Brasil, os celulares com tecnologia de quarta geração (4G) poderão atingir picos de velocidade de até 45 Megabits por segundo (Mbps), informou nesta quarta-feira (29), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros.

O novo padrão de velocidade da banda larga móvel somente seria alcançado em cidades que já concluíram a migração do sistema de televisão analógico para digital. Isso ocorre a partir do momento em que a transmissão analógica de imagem e som é encerrada e, então, parte da radiofrequência de 700 Megahertz (MHz) usada pelas emissoras de TV é entregue às operadoras de celular.

“Hoje, com a tecnologia de 4G nos celulares, em que é possível um acesso à banda larga da ordem de 15 Mbps, ao liberar essa frequência, como já está ocorrendo em várias cidades, será possível subir para 45 Mbps. Esse é um avanço em favor do consumidor”, disse presidente da Anatel, em entrevista à imprensa sobre a nova fase de desligamento da TV analógica.

 

A partir de hoje, outras cidades de São Paulo, além da região metropolitana, terão o sinal analógico desligado. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, também participou do anúncio da nova etapa de implantação do sistema de TV digital.

O presidente da Anatel afirmou que, apesar de terem iniciado o desligamento do sinal, os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo ainda dependem de autorização do ministério e da Anatel para que a radiofrequência seja liberada para os serviços 4G.

“Estes ainda dependem de desligamentos intermediários que ainda estão ocorrendo”, disse, referindo-se às cidades que ainda contam com transmissão analógica de TV.

Atualmente, o serviço 4G chega às grandes cidades brasileiras, basicamente, com o uso da faixa de 2,5 Gigahertz (GHz) pelas operadoras. A de 700 MHz irá reforçar a capacidade de tráfego de dados pelas redes de celular.

De acordo com o ministério, o desligamento do sinal analógico já foi realizado em 193 cidades, compreendendo 60 milhões de pessoas. Em janeiro de 2018, além de encerrar a transmissão de TV analógica em São Paulo, o governo dará início ao desligamento em Curitiba e cidades vizinhas, Florianópolis e região metropolitana e Porto Alegre e municípios próximos.

“Ao fim de 2018, praticamente todas as capitais e grandes cidades brasileiras estarão somente com sinal digital de TV. Restarão, ainda, algumas pequenas cidades pelo interior do Brasil, que terão de passar pelo desligamento, com prazo final em 2023”, disse Quadros. Segundo ele, o cronograma de implantação do sistema de TV digital está sendo cumprido.

Fonte: Valor Econômico
Créditos: Rafael Bitencourt