Novidade

Atualize seu celular: Novo recurso do android é liberado no Brasil

Além de realizar pesquisas na web, o Now a um Toque também faz consultas em outros aplicativos, como contatos de amigos, eventos marcados na agenda, fotos ou outras informações.

android

Quando foi anunciado, um dos recursos que mais chamaram a atenção no Android 6.0 Marshmallow foi o Now on Tap. Com ele, o sistema permite que o assistente virtual do Android, o Google Now, compreenda o contexto do que está sendo mostrado na tela do celular e faça pesquisas automáticas por informações relevantes ao usuário.

Nesta semana, o recurso finalmente foi liberado para os brasileiros. Agora, Google Now a um Toque, como está sendo chamado por aqui, está disponível para qualquer smartphone Nexus, Samsung Galaxy S6 e S6 Edge, S7 e S7 Edge; Sony Xperia Z5 series, Xperia Z4 Tablet e Xperia Z3+; Moto X (2ª geração), Moto X Style, Moto X Play e Moto G (3ª geração); e o LG G4, segundo a empresa.

Além desses, porém, qualquer outro celular com Android 6.0 Marshmallow instalado, idioma configurado em Inglês, Português, Japonês, Alemão, Espanhol, Italiano, Francês, Coreano ou Russo, além de estar usando a versão 5.12 do aplicativo do Google Search; também tem direito ao novo recurso. Isso inclui celulares mais antigos, como o Moto G de segunda geração.

Do que se trata?

O Now a um Toque funciona da seguinte maneira: imagine que você está conversando com um amigo no WhatsApp e ele te convida para assistir a um filme, como “Capitão América: Guerra Civil”. Basta que você aperte e segure o botão Home do smartphone e o Google Now trará a você informações como horários, vídeos, imagens e outros detalhes sobre esse mesmo filme, sem que você diga ou digite nada.

A empresa informa que, em alguns casos, o usuário não conseguirá acessar o Now a um Toque na primeira tentativa, sendo levado à tela do app de pesquisas do Google. Para ativar o recurso, basta que o usuário aperte e segure o botão Home, faça uma pesquisa qualquer no aplicativo, volte à tela da conversa e tente novamente. A busca contextual deve ser ativada nessa segunda tentativa.

A pesquisa inteligente do assistente também pode fazer sugestões de consultas.
Créditos: Olhar Digital