de olho no golpe

Aplicativo promete, mas existe um jeito de espionar o WhatsApp de alguém? 

Aplicativo polêmico promete espionar o Whatsapp alheio e mandar relatórios de atividade.

App polêmico promete espionar o WhatsApp alheio

 

Por mais errado que seja, ainda existe muita gente que fica buscando jeitos de monitorar a vida alheia nas redes sociais. Para os desconfiados de plantão, já existem aplicativos que prometem espionar o WhatsApp de outras pessoas. Então, fica aqui a explicação: não é bem assim.

O “ChatWatch”, por exemplo, se vende na App Store e no Google Play como “uma maneira divertida para você aprender sobre seu status online e descobrir coisas simples como o horário que você dorme ou acorda a partir do status online”.

Quando você baixa o aplicativo, recebe apenas um joguinho sem graça. Mas dentro há um link que te joga para o site da aplicação. E aí é que a brincadeira começa a ficar preocupante. Em primeiro lugar, evite clicar e baixar coisas fora das lojas oficiais. Apps assim podem ser usados para propagar vírus, roubar dados ou aplicar golpes.

Para quem acessa o link, o app promete ‘stalkear’ a atividade de outros contatos no mensageiro e criar relatórios.

Você precisa fazer um cadastro e dar acesso ao seu WhatsApp, além de instalar o monitor de conversas em um computador para um teste de 24 horas –é necessário pagar para usar por mais tempo. Ou seja, tudo muito perigoso.

Se mesmo assim alguém quiser arriscar e pagar US$ 2 pelo plano completo, é preciso entender o que o app está oferecendo na prática. Ele mostra em quais horas do dia a pessoa estava online no WhatsApp.  

Getty Images/iStockphoto

Qualquer pessoa pode fazer esse monitoramento simplesmente olhando o contato pelo WhatsApp porque, infelizmente, o mensageiro ainda não permite que você fique “invisível” e sempre mostra aos outros quando você está online.

O app promete ver se dois números diferentes estiveram online ao mesmo tempo. Mas vamos combinar, né? Isso, por si só, não é prova de absolutamente nada.

As pessoas podem estar online no WhatsApp, mas não exatamente conversando entre si. Especialmente num ambiente como o WhatsApp, cheio de grupos e conversas não-lineares, diferente de como era na época de Skype, MSN e ICQ – normalmente, muitas pessoas abrem o WhatsApp só para responder e saem, não ficando online por longos períodos.

Ou seja, o ChatWatch, além de ser potencialmente perigoso por oferecer transações fora de lojas oficiais, parece ser um aplicativo para alimentar a paranoia das pessoas. 

É bom deixar claro que o app pode extrapolar os limites da privacidade. E não é à toa que ele se descreve nas lojas oficiais do Google e da Apple de uma maneira bem diferente dos seus verdadeiros propósitos.

Por isso fica o alerta do UOL Tecnologia: se você pensou em instalar, fuja que pode ser cilada!

Fonte: Olhar Digital
Créditos: Olhar Digital