São José X São Tiago

Rubens Nóbrega

O que muita gente comenta há muito tempo à boca miúda veio a público esta semana graças à força da palavra franca e destemida do deputado Anísio Maia (PT).

“O súbito interesse da Prefeitura da Capital em urbanizar o bairro São José é para atender aos interesses do dono da cidade: o proprietário do Manaíra Shopping”, disse o parlamentar, através de nota divulgada por sua assessoria.

Anísio participou segunda (31) à noite de reunião com moradores do bairro para discutir o polêmico projeto de urbanização do São José, orçado em R$ 179 milhões e repudiado por muitos dos moradores do lugar.

Segundo o deputado, no projeto dá pra ver claramente que a Prefeitura quer comprimir as casas na faixa mais próxima à Avenida Ruy Carneiro para deixar livre uma grande área em torno do Manaíra Shopping.

Durante a assembléia, Anísio Maia percebeu entre os moradores enorme insatisfação com o projeto, sobretudo porque seriam muitos os transtornos que a tal urbanização trará à maioria.

“A diminuição da área de suas casas, a falta de casas para todas as famílias que moram no local hoje e a obrigação de pagar pelas moradias, uma vez que eles já possuem residência”, relaciona.

Anísio alerta ainda que em vez de ajudar à população local, a PMJP pretende demolir casas até de quem mora lá há mais de 30 ou 40 anos. Além disso, essas pessoas não terão direito a indenização.

“Elas serão obrigadas a ir para apartamentos de no máximo dois quartos e ainda vão ter que pagar por uma habitação para a qual não têm a menor vontade e interesse de ir”, observa o deputado, arrematando:

– Este é o socialismo girassol: para o povo, dificuldades e ameaças; para os grandes empresários, facilidades e toda ajuda possível.

 

Desafiando o prefeito

O deputado Anísio Maia revelou ainda que o prefeito Luciano Agra em nenhum momento se dispôs a ir até a comunidade debater pessoalmente o projeto com os moradores do São José.

No máximo, o alcaide chamou pequenos grupos do bairro e com eles se reuniu no Centro Turístico de Tambaú, sem que desses encontros participassem lideranças da comunidade.

Nesse ponto, o deputado desafiou o prefeito a comparecer ao São José e lá defender perante todos os moradores e potenciais prejudicados o projeto de urbanização. “Quero ver se ele tem coragem”, provocou.

Ressaltando que não é contra a urbanização do bairro nem retirar famílias das áreas de risco, Anísio Maia esclareceu que só não concorda “com o modo ditatorial com que a PMJP está conduzindo o processo”.

“E também não estamos de acordo com o evidente direcionamento e intenção de beneficiar o proprietário do Manaíra Shopping”, emendou, garantindo que não vai deixar que “mais uma vez pessoas humildes sejam massacradas por este governo”.

 

Calado como resposta

A urbanização do São José, até onde sei, será financiada com dinheiro do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal.

Venho acompanhando há mais tempo a polêmica em torno desse projeto, principalmente através das manifestações de moradores do bairro que levaram suas queixas e temores a emissoras de rádio da Capital.

Em um desses debates radiofônicos sobre o assunto, ouvi também as explicações da secretária Estelizabel Bezerra, do Planejamento da PMJP. Mesmo assim, não me senti atendido na necessidade de informações e esclarecimentos.

Para suprir tal carência, encaminhei por i-meio desde o dia 28 de setembro deste ano para a Doutora Estelizabel e toda a sua equipe a mensagem reproduzida a seguir.

***

Senhora Secretária, solicito confirmar a veracidade ou não do seguinte dado:

– As 2.961 unidades habitacionais serão de seis tipos diferentes, com área de 40 metros quadrados (m²) a 48,10 m², inclusive com moradias específicas para portadores de deficiência (trecho da matéria intitulada ‘Urbanização do bairro São José é tema de audiência pública’, publicada em 27.9.2011 no portal da PMJP).

É isso mesmo? Casas de 40 a 48,10 metros quadrados? E quem já tiver residência com área construída duas, três vezes maior? Esse projeto de urbanização tem participação do Manaíra Shopping? De que espécie?

Atenciosamente, Rubens Nóbrega, colunista do Jornal da Paraíba.

***

Mais uma vez, evidentemente, não tive retorno da senhora secretária, da Seplan ou da Prefeitura da Capital. Lembrando também, mais uma vez, que não peço nem preciso de tais informações para uso ou proveito pessoal.

E digo mais: a atitude do governo municipal só mostra que esse pessoal não é nem de longe o que sempre disse ser. Aliás, convenço-me a cada dia que o poder na Paraíba caiu nas mãos do que há de mais enganoso em nossa história contemporânea.