Cautela?

GOVERNADORES E BOLSONARO - João Azevedo não quer enfrentamento e defende ação conjunta por uma atenção diferenciada ao Nordeste

A região Nordeste é vista como o território vermelho em um mar de verde na política nacional. Tudo porque a região foi a única que votou contra o Presidente Eleito Jair Bolsonaro

A região Nordeste é vista como o território vermelho em um mar de verde na política nacional. Tudo porque a região foi a única que votou contra o Presidente Eleito Jair Bolsonaro. Em todas as outras regiões brasileiras ele venceu, mas no Nordeste ele foi derrotado. Os governadores nordestinos, em sua maioria, evitaram polêmicas com o Presidente Eleito. O único que tem realizado fortes censuras tem sido o governador reeleito do Maranhão, Flávio Dino(PC do B), que criticou duramente a “nomeação” do juiz Sérgio Moro  para o “Super” Ministério da Justiça. O governador  eleito da Paraíba, João Azevedo(PSB), que votou em Fernando Haddad(PT), tem sido um dos mais prudentes futuros chefes de executivo no Nordeste.  Ele não quer enfrentamento com o Governo Federal, defende uma ação conjunta para que a região Nordeste seja tratada de forma “diferenciada”.

“Essa questão da Frente dos Governadores, ela tem que ser vista de uma forma, não em contraponto ao Governo Federal, mas, em si, em unidade de alguns pleitos que são comuns aos estado, e aí sim a União dos estados para pleitear um atendimento e uma visão diferenciada para o Nordeste. Aí sim, eu defendo isso.”, disse João Azevedo em declaração na mídia paraibana, que ele vem destacando em sua mídia social.

CAUTELA

O PSB nacional decidiu, em nota, que vai fazer oposição do Governo Jair Bolsonaro mas não vai trabalhar contra o novo governo.

“Não é o caso, por certo, de inviabilizar o governo de lhe fazer oposição sistemática, mas de moderá-lo até o ponto – sempre e onde for possível  -, que prevaleçam as teses e agendas de interesse nacional e de nossa população.”, diz a nota em um momento. O texto foi divulgado no último dia 5 de novembro, após reunião da Executiva Nacional do PSB.

O governador eleito da Paraíba, João Azevedo, esteve na semana passada em Brasilia, mas não quis comentar sobre o novo governo federal. Ele esteve com o líder do Governo Temer na Câmara Federal, o deputado federal reeleito Aguinaldo Ribeiro(PP-PB). Ribeiro comentou, elogiando, com a reportagem da Política Real a postura do novo governador da Paraíba, que foi seu adversário na disputa estadual. “ O chefe dele nunca foi de vir me visitar”, disse Ribeiro. Ribeiro falava do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho(PSB), mentor político de Azevedo.

João Azevedo defende que a região Nordeste tenha um tratamento diferenciado. O Presidente Eleito disse nesta semana, novamente, na comemoração dos 30 anos da Constitutição de 1988, que será o presidente de todos. Bolsonaro no final da campanha disse que não iria ter uma postura discriminatória contra governadores da região Nordeste, por eles serem adversários.

A equipe da “Transição Governamental” tem um grupo de desenvolvimento regional, mas que ainda não tem um coordenador definido. A Politica Realapurou que os generais da reserva Augusto Heleno e Oswaldo Ferreira receberam trabalhos sobre pacto federativo e desenvolvimento regional, antes da criação dos grupos de trabalhos, ainda na campanha. Na semana que vem, há informações, que será definido o coordenador de desenvolvimento regional da “Transição Governamental”. A partir dessa nova ação será possível entender como Bolsonaro formatará sua ação no Nordeste .

Fonte: Política real
Créditos: Política real