Superintendente menciona Aguinaldo Ribeiro

'O TREM FICA': após pressão, CBTU recua e diz que composições do VLT continuam em João Pessoa

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) desistiu de ceder dois vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que seriam encaminhados de João Pessoa para uma operação experimental em Brasília. A decisão foi informada através de nota divulgada na tarde desta segunda-feira (19) e assinada pelo superintendente da empresa na Paraíba, Paulo Barreto. 

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) desistiu de ceder dois vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que seriam encaminhados de João Pessoa para uma operação experimental em Brasília. A decisão foi informada através de nota divulgada na tarde desta segunda-feira (19) e assinada pelo superintendente da empresa na Paraíba, Paulo Barreto.

A transferência temporária dos vagões havia sido autorizada pelo Conselho de Administração da CBTU. O caso gerou enorme repercussão e protestos por parte dos usuários dos trens em João Pessoa.  De acordo com a nota, o recuo quanto a essa transferência veio após a conclusão de que a demanda de passageiros ficaria prejudicada.

Na nota, Paulo Barreto cita o deputado federal Aguinaldo Ribeiro como uma das pessoas que articularam para que a decisão fosse revista pela CBTU.

“Após diversas articulações, e contando com o apoio fundamental do deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao longo de todo o processo, esta Superintendência Regional recebeu da Presidência da empresa a informação de que a decisão anterior foi revista. Portanto, a CBTU afirma, com segurança, que não ocorrerá a cessão de qualquer VLT de João Pessoa para a realização de operação experimental no Distrito Federal”, diz trecho da nota assinada pelo superintendente da CBTU na Paraíba, Paulo Barreto.

Leia a nota na íntegra:

O trem fica

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, por meio da Superintendência de Trens Urbanos de João Pessoa, vem prestar novos esclarecimentos a respeito das notícias amplamente divulgadas na imprensa nas últimas semanas, relacionadas à suposta transferência de uma das composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa para o Distrito Federal.

Conforme noticiado por esta Superintendência em nota datada de 05/11/2018, o Conselho de Administração da Companhia havia autorizado a cessão temporária de 02 (duas) composições de VLTs para a realização de uma operação experimental entre Valparaíso de Goiás/GO e Brasília/DF, sendo uma oriunda de João Pessoa/PB e outra de Natal/RN.

Após a divulgação do fato, a Superintendência Regional de João Pessoa manteve contato com o Diretor-Presidente da Companhia, Sr. José Marques de Lima, enfatizando os prejuízos que a retirada de um dos VLTs da operação local poderia causar aos usuários. Além disso, o representante da STU-JOP esteve em Brasília para tratar do assunto e buscar uma solução rápida e efetiva para o caso, reunindo-se com o Diretor-Presidente da CBTU, o presidente do Conselho de Administração da empresa e o Secretário-Executivo do Ministério das Cidades.

Esta Superintendência externou sua preocupação com o caso, reiterando a necessidade de manter o VLT operando plenamente na Paraíba. O Diretor-Presidente da Companhia e os representantes do Conselho de Administração e do Ministério das Cidades, por sua vez, demonstraram sensibilidade diante do problema, se dispondo a envidar todos os esforços necessários para contornar a situação.

Após laudo técnico da Presidência da CBTU, chegou-se à conclusão de que não seria possível a retirada do VLT de João Pessoa, em razão dos investimentos que estão sendo realizados com a construção de 03 (três) novos desvios ferroviários, o que demandará a necessidade de mais composições circulando, além das cinco já existentes, suprindo a demanda dos usuários.

Diante dessa realidade, após diversas articulações, e contando com o apoio fundamental do deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao longo de todo o processo, esta Superintendência Regional recebeu da Presidência da empresa a informação de que a decisão anterior foi revista. Portanto, a CBTU afirma, com segurança, que não ocorrerá a cessão de qualquer VLT de João Pessoa para a realização de operação experimental no Distrito Federal.

Mais uma vez, se afirma o compromisso da CBTU com a população paraibana, buscando, de maneira permanente, a qualidade na prestação dos serviços de transporte ferroviário de passageiros e a satisfação dos nossos usuários.

João Pessoa/PB, 19 de novembro de 2018.
Paulo Barreto
Superintendente – STU-JOP

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba