Wilson Filho participa de encontro com estudantes da UFPB e debate sobre violência em João Pessoa

Entre os temas debatidos, destaque para o aumento da violência em João Pessoa e na Paraíba, direitos da mulher, Pacto Federativo, entrada de jovens na política e direito dos deficientes.

 

O deputado federal Wilson Filho (PTB) participou de um encontro com estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que visitaram a Câmara dos Deputados dentro do projeto ‘Constituição Viva: Direitos Humanos Fundamentais na Prática’, na tarde da terça-feira (25). Entre os temas debatidos, destaque para o aumento da violência em João Pessoa e na Paraíba, direitos da mulher, Pacto Federativo, entrada de jovens na política e direito dos deficientes.

“Foi um encontro interessante onde os estudantes fizeram seus questionamentos sobre a nossa atuação parlamentar e como o Congresso trabalha para solucionar diversos problemas por que passa o nosso País. Fomos questionados sobre o aumento da violência no nosso Estado, principalmente em João Pessoa, e pudemos destacar alguns dos trabalhos que foram desenvolvidos pelo nosso mandato”, destacou o deputado.

Wilson Filho, que já integrou a Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (CEDROGA), chegou a solicitar as autoridades ligadas a segurança pública à instalação de um centro de recuperação para dependentes químicos em João Pessoa e o reforço de operações policiais nas fronteiras dos estados que fazem divisa com países da América do Sul. Para ele, o Brasil está atrasado, pelo menos 20 anos, nas políticas públicas sobre drogas.

O deputado destacou ainda a atuação da bancada federal paraibana, da qual é o coordenador. Segundo ele, os deputados paraibanos têm trabalhado para que a Paraíba seja um estado mais seguro. “Estamos sempre atentos à nossa realidade. Aqui na Câmara buscamos ações para combater às drogas, já que isso é o principal agravante para o aumento da violência”, disse.

Os estudantes estavam acompanhados dos professores Robson Antão (vice-diretor do CCJ Centro de Ciências Jurídicas), Anne Augusta Alencar (chefe do Departamento de Direito Público), Luiza Rosa (professora de Direito Constitucional) e Luciano Mariz Maia (professor de Direito Constitucional).

O Projeto da UFPB – Trata-se de um Projeto de Extensão, que consiste na visita à Capital Federal, aos órgãos constitucionais, participando de sessões, para vivenciar o processo de discussão de temas legislativos e casos jurídicos.

Aliado a essa vivência, os estudantes também participam de encontros de aprofundamento temático, quando peritos em áreas diversificadas de direitos humanos compartilham com os professores e estudantes o modo de atuação concreta dos órgãos responsáveis pela promoção e defesa dos direitos humanos no Brasil (PFDC), e por órgãos das Nações Unidas, explicitando os teóricos que orientam sua atuação, e os desafios concretos que demandam maior investigação pela academia.

Assessoria