Wilson fala debate dívidas dos agricultores e Zona Franca com presidente do Banco do Nordeste

Na Paraíba, são mais de cinco mil agricultores que possuem pendências com alguma instituição financeira

O deputado federal, Wilson Filho (PTB), se reuniu com o presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Souza, em Brasília, para tratar sobre a negociação das dívidas dos agricultores nordestinos. O parlamentar defendeu mais agilidade na renegociação das dívidas dos trabalhadores com o banco. O outro tema discutido foi sobre o projeto da Zona Franca do Semiárido Nordestino que está tramitando na Câmara dos Deputados.

“Tivemos uma audiência muito positiva com o presidente do Banco do Nordeste. Solicitei mais agilidade nas renegociações das dívidas dos agricultores nordestinos e ele me garantiu que o trabalho está sendo executado como prioridade. Na ocasião, o presidente também pediu para que os agricultores procurem as agências para negociar porque isso não está acontecendo. Muitos nem sabem que precisam ir ao banco”, destacou o deputado.

Na Paraíba, são mais de cinco mil agricultores que possuem pendências com alguma instituição financeira. Desses, mais de 90% estão endividados junto ao Banco do Nordeste. “Temos muitos paraibanos que precisam renegociar essas dívidas para terem uma melhor convivência com a seca que vem prejudicando nossos agricultores, principalmente, os pequenos”, disse.

Ainda na audiência, o deputado Wilson Filho apresentou ao presidente Nelson Antônio de Souza o projeto da Zona Franca do Semiárido Nordestino. Com a área de abrangência em forma de circulo com um raio de 250 km, em uma linha reta, a Zona Franca do Semiárido Nordestino chegará a Campina Grande, Picuí, Patos, Sousa, Cajazeiras, Princesa Isabel, Catolé do Rocha, além de municípios do Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia que estarão trabalhando pela Zona Franca gerando mais empregos e renda.

O presidente do Banco do Nordeste reconheceu a importância do projeto para a região e parabenizou o deputado pela iniciativa. Segundo ele, depois de instalada a Zona Franca vai alavancar o desenvolvimento econômico nordestino, beneficiando milhares de pessoas com a geração de emprego e renda.

Para Wilson Filho, o projeto que já tem o apoio de diversos deputados e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai garantir melhores condições de vida para o povo nordestino, minimizando os efeitos da seca na região.

“É um projeto que pode mudar radicalmente a economia do nosso Nordeste, começando pela Paraíba. Tenho certeza que num futuro bem breve estaremos trabalhando com essa nova realidade na economia na região”, afirmou o deputado.

Assessoria