entenda

Vítima de famoso caso de roubo em maternidade, Pedrinho é um dos advogados de Aécio

Casado com uma baiana, Pedro Rosalino Braule Pinto mora em Brasília e atua como um dos advogados do senador afastado citado em delação premiada da JBS

Roubado ainda recém-nascido na maternidade do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, e encontrado 16 anos depois em Goiânia (GO), Pedro Júnior Rosalino Braule Pinto, hoje com 31 anos, é um dos advogados de defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG), citado como beneficiário de propinas em delação premiada dos sócios da JBS. As informações são do jornal Correio Braziliense.

Formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Pedro trabalha atualmente em um dos mais famosos e caros escritórios de advocacia da capital federal. Conhecido em todo o país devido ao rapto do qual foi vítima, Pedrinho é casado com uma jovem baiana e tem um filho, João Pedro, de 4 anos. Já os pais biológicos dele, Jayro Tapajós e Maria Aparecida Braule Pinto, continuam morando na mesma casa, também em Brasília.

Relembre o caso
Em janeiro de 1986, na maternidade Santa Lucia, na capital federal, um recém-nascido foi levado da mãe e passou quase 17 anos desaparecido, até ser localizado em Goiânia, em 2002, vivendo como filho legítimo de Vilma Martins Costa, com o nome Osvaldo Martins Borges.

Pedro mantém contato com a família adotiva e os amigos que deixou em Goiânia. Além de ver Vilma, ele visita a irmã de criação, Roberta Jamilly, também levada pela mãe de uma maternidade. Roberta, entretanto, não voltou a morar com os pais biológicos e nem retomou o nome com o qual seria batizada.

Condenada a 19 anos e nove meses, em 2003, Vilma teve redução de pena de quatro anos graças a recursos. Após cumprir 5 anos em regimes fechado, semiaberto e aberto, recebeu em 2008 a liberdade condicional. A pena acaba em 16 de fevereiro de 2019, ainda segundo o Correio Braziliense. O caso de Pedrinho inspirou uma das histórias da novela Senhora do Destino. Na trama, a vilã Nazaré Tedesco também sequestrou duas recém-nascidas, uma delas a mocinha da história. Senhora do Destino está em reprise na Globo.

Outros defensores
Além de Pedrinho, fazem parte do time de defensores de Aécio um ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um ex-procurador-geral da República, um ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e um renomado criminalista.

Prestam serviços jurídicos Carlos Veloso, Aristides Junqueira, José Eduardo Alckmin e Alberto Zacharias Toron, entre outros. No início da semana passada, o tucano ainda recebeu a visita do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e ouviu dele alguns conselhos jurídicos.

Fonte: Correio 24 horas