adiada

VENEZUELA: Maduro vai instalar Assembleia Constituinte nesta sexta-feira

Conselho Nacional Eleitoral vai processar a SmartMatic por dar informações "sem fundamento" sobre as eleições de domingo

Venezuela’s acting President and presidential candidate Nicolas Maduro sings during a campaign rally in Caracas April 5, 2013. Maduro said on Friday that Venezuelan authorities have arrested several people suspected of plotting to sabotage one of his campaign rallies before an April 14 election by cutting the power. REUTERS/Carlos Garcia Rawlins (VENEZUELA – Tags: POLITICS ELECTIONS)

Nicolas Maduro adiou a instalação da Assembleia Constituinte para permitir que esta “seja organizada bem, em paz, com tranquilidade e com todo o protocolo necessário”

O Presidente da Venezuela adiou para sexta-feira o ato de instalação da nova Assembleia Constituinte (AC), para permitir uma melhor organização estrutural e logística do evento.

“Foi proposto que a instalação da Assembleia Constituinte, em vez de ser quinta-feira, seja organizada bem, em paz, com tranquilidade e com todo o protocolo necessário, na próxima sexta-feira às 11:00 (16:00 em Lisboa)”, afirmou Nicolas Maduro.

O ato de instalação da AC estava inicialmente previsto para quarta-feira, e deverá ser presidido por Maduro, de acordo com fontes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no poder).

O adiamento da instalação pretende ainda garantir o apoio logístico da comissão presidencial para a Assembleia Constituinte aos 545 eleitos, dos quais 173 são representantes setoriais, 364 territoriais e oito indígenas, oriundos de várias regiões do país, indicou Maduro.

O Presidente venezuelano acusou a empresa SmartMatic, responsável pelo escrutínio eleitoral, de tentar manchar a AC, com a denúncia da manipulação de dados nas eleições de domingo passado.

“Trataram de manchar o processo. Ninguém mancha este processo. É um processo auditável, antes, durante e depois”, disse.

Nicolas Maduro estimou que, na eleição de domingo, “mais de 10 milhões de pessoas saíram às ruas e mais de oito milhões puderam votar (…) depois de enfrentar-se as barricadas”.

Na quarta-feira, numa conferência de imprensa em Londres, o diretor-executivo da SmartMatic, António Mujica, denunciou a manipulação dos dados da participação nas eleição da AC, indicando que a diferença entre a participação real e a anunciada pelas autoridades é de pelo menos um milhão de votos.

Segundo as autoridades venezuelanas, mais de oito milhões de eleitores, cerca de 41,5% dos eleitores inscritos, participaram no escrutínio de domingo.

Entretanto, o Conselho Nacional Eleitoral venezuelano anunciou que vai processar a SmartMatic por dar informações “sem fundamento” sobre os resultados das eleições de domingo.

Na Venezuela, as manifestações a favor e contra Maduro intensificaram-se desde 01 de abril passado, depois de o Supremo Tribunal ter divulgado duas sentenças, que limitam a imunidade parlamentar e em que aquele organismo assume as funções do parlamento.

Pelo menos 120 pessoas morreram nos confrontos entre as forças de segurança e manifestantes desde abril.

Fonte: Diário de Notícias