proposta

Veneziano sugere ao Ministro da Cultura realização de estudos para preservação do Vale dos Dinossauros

Veneziano sugere ao Ministro da Cultura realização de estudos para preservação do Vale dos Dinossauros

O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo encaminhou ao ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, Requerimento de Indicação (INC nº 3490/17) no qual sugere a realização de estudos para avaliar a melhor forma de proteção da imensa riqueza do patrimônio cultural existente no Vale dos Dinossauros. No documento, o parlamentar também solicita uma pesquisa visando a contenção da comercialização de fósseis em rotas turísticas por ambulantes e da retirada inapropriada de achados por estrangeiros e turistas.

“O Vale dos Dinossauros se constitui uma riqueza cultural imensurável para a história da Paraíba, do Nordeste e do Brasil, e que segundo recentes estudos científicos, poderá ser extinto devido à degradação natural do tempo e falta de manutenção. O “Rastro de Sousa”, que é uma trilha de pegadas conhecida mundialmente e muito utilizada na área científica para pesquisa, está sumindo com o tempo sem que haja por parte dos órgãos responsáveis alguma ação para a sua preservação”, ressalta Veneziano.

Para o parlamentar, a realização dos estudos pelo Ministério da Cultura possibilitará a criação de medidas governamentais voltadas para a preservação do Vale dos Dinossauros e dos achados paleontológicos e arqueológicos, bem como, promover o turismo sustentável e cultural no local.

Riqueza histórica – A região do Vale dos Dinossauros, localizada nos municípios de Sousa e São João do Rio do Peixe, no interior do Estado da Paraíba, é uma área reconhecida como um dos mais importantes sítios paleontológicos e arqueológicos do mundo. Encontram-se nessa região rastros, trilhas e pegadas fossilizadas de diferentes espécies de animais existentes no período de 260 a 65 milhões de anos, tais como estegossauros, alossauros, iguanodontes, entre outras. Existem também marcas petrificadas de gotas de chuva, plantas fósseis, ossadas parciais de animais pré-históricos e pinturas rupestres feitas pelos antigos habitantes.

Fonte: PB Agora
Créditos: PB Agora