Novidades

Vanessa do Egypto fala as principais novidades da legislação eleitoral em 2018

O jornalista Felipe Nunes entrevistou no programa Master News desta quinta-feira(16) a coordenadora da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto.

O jornalista Felipe Nunes entrevistou no programa Master News desta quinta-feira(16) a coordenadora da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Vanessa do Egypto. Durante a entrevista ela falou sobre quais as principais mudanças entre a legislação eleitoral vigente nas últimas eleições paraa que está em uso nas eleições deste ano de 2018.

Ela iniciou falando o que mudaria a partir desta quinta-feira(16) com a deflagração da campanha eleitoral para as eleições deste ano, segundo ela a principal mudança a partir de hoje os candidatos podem passar a pedir o voto abertamente e trabalhar suas candidaturas nas ruas junto a população, mas respeitando a legislação eleitoral. Segundo Vanessa apenas os guias eleitorais ainda não começaram a serem veiculados, pois suas exibições apenas se iniciará no dia 31 de agosto.

Questionada quais as principais mudanças acerca das eleições do ano de 2016 para as eleições deste ano foi o fim do uso de carros de som como meio de propaganda eleitoral, exceto em casos específicos como durante comícios. Ela afirmou que a partir deste ano a legislação eleitoral também passa a permitir o impulsionamento de propaganda política na internet desde que este impulsionamento se dê por pessoas jurídicas. Ela também garantiu que o uso de carros privados como meio de tentar burlar a proibição ao uso de carros de som também não será permitida pela justiça eleitoral.

Em seguida ela falou sobre o aplicativo pardal que será lançado durante estas eleições e que permitirá que a população denuncie práticas criminosas ou que ele acredite que infrinjam a legislação eleitoral , segundo ela este aplicativo ainda não foi publicado nas lojas dos sistemas operacionais por motivos internos do TSE, mas que ainda esta semana o mesmo deverá ser lançado.

Ela também falou sobre a possibilidade da realização dos showmícios, eventos que eram realizados durante as campanhas em que as chapas realizavam shows com grandes atrações para atraírem o eleitorado para em torno das suas candidaturas, segundo ela esta prática segue proibida e afirma que houve uma evolução na legislação para combater a prática que havia nos showmícios em que a maioria do público estava presente pelo artista que se apresentaria naquela noite ao invés de irem para conhecerem melhor as propostas dos políticos.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/287347855376643/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba