honoris causa

Universidade da Argentina concede título de doutor honoris causa a Lula

No documento, o reitor da instituição, Gustavo V. Crisafulli, afirma que o evento é um “importante acontecimento” para a universidade

A Universidade de Comahue, em Neuquén, na Argentina, concedeu o título de doutor honoris causa para Lula, nesta quinta-feira (13). No documento, o reitor da instituição, Gustavo V. Crisafulli, afirma que o evento é um “importante acontecimento” para a universidade.

O ex-presidente já recebeu o reconhecimento de diversas instituições como: Instituto de Estudos Políticos de Paris (França); Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade de Toronto (Canadá); Universidade de Aquino (Bolívia); Universidade Andina Simón Bolívar e Escola Politécnica do Litoral (Equador) e Universidade Mayor de San Marcos (Peru).

Como mais esta honraria, Lula contabiliza onze títulos doutor honoris causa por universidades na Argentina – Rosário, Buenos Aires, Cuyo, San Juan, Córdoba, La Plata, Tres de Febrero, Lanús, San Martín e a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. Reconhecido internacionalmente como o presidente que mais investiu na educação e em programas de inclusão, Lula foi primeiro Presidente da República do Brasil sem curso superior.

Ao longo dos seus governos e de Dilma Rousseff, 18 universidades e 173 campi foram construídos no Brasil. Além disso, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) ofereceu às universidades um volume inédito de recursos para investir na produção de conhecimento. Em troca, ampliaram o número de vagas e criaram cursos noturnos, entre outras ações que ajudaram a reduzir desigualdades sociais históricas.

Lula também foi responsável por integrar, por meio da educação, a América Latina. Em 2010, o ex-presidente oficializou a criação da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) com sede em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

 

Fonte: Revista Forum
Créditos: Revista Forum