escrutínio público

'UM DOS PIORES GESTORES DO PLANETA': Imprensa estrangeira repercute o Governo Bolsonaro em meio à crise do novo coronavírus

"Os exemplos, principalmente em veículos como FT ou Telegraph, deveriam enterrar de vez a lógica de que a leitura crítica ao governo vem da esquerda, do comunismo, do PT, ou afins"

O jornalista da BBC Brasil, em Londres, Ricardo Senra publicou em sua conta no Twitter nesta segunda-feira (25), uma lista de notícias sobre a imagem do Brasil no mundo, em relação à gestão do Governo Bolsonaro e como eles estão lidando com a crise que assola o país em meio à pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 20 mil pessoas no Brasil.

Confira:

O Brasil está trending no mundo inteiro e as razões não poderiam ser piores. Imprensa estrangeira denuncia Bolsonaro como um dos piores gestores do planeta em meio à crise do novo coronavírus. Notem que muitos destes veículos são conservadores e direitistas. Alguns exemplos:

Financial Times – Colunista-chefe de relações internacionais do jornal diz que populismo de Bolsonaro está levando Brasil a desastre. https://ft.com/content/c39fadfe-9e60-11ea-b65d-489c67b0d85dhttps://www.ft.com/content/c39fadfe-9e60-11ea-b65d-489c67b0d85d

“Mortes e desemprego causados pelo Covid-19 são exacerbados pela liderança de Bolsonaro. Mas, perversamente, um desastre econômico e de saúde pública pode criar um ambiente ainda mais propício para a política do medo e da irracionalidade”, diz o jornal inglês.

The Telegraph – Jornal britânico chama Bolsonaro de “o homem que quebrou o Brasil”. A matéria do jornal conservador discute como o coronavírus pode derrubar “o Trump dos trópicos”

Newsweek – a revista norte-americana destaca que os casos do novo coronavírus no Brasil quadruplicaram frente a inação do presidente. O contexto é o bloqueio imposto por Trump a entrada de viajantes que tenham passado pelo Brasil nos EUA.

New York Times – o jornal mais respeitado do mundo chama Bolsonaro de cético da pandemia. “Bolsonaro ignorou avisos de especialistas e zombou das medidas de distanciamento social. Agora, Brasil tem 2o maior número de infecções do mundo – só atras dos EUA

The Guardian – o maior jornal da Inglaterra cita denúncias de ativistas e diz que o Brasil está usando o coronavírus para encobrir ataques à Amazônia. https://theguardian.com/world/2020/may/06/brazil-using-coronavirus-to-cover-up-assaults-on-amazon-warn-activists

BBC – A rede inglesa diz que Bolsonaro “não mostra sinais de tratar a crise com seriedade” e “parece mais envolvido com batalhas políticas” do que com a pandemia.

Reuters – A agência de notícias mostra que Bolsonaro se uniu a manifestantes sem máscara em meio a “escândalo político”. A Reuters cita acusações de Moro, “um popular cruzado anti-corrupção que diz que Bolsonaro pretendia interferir em investigações”

Business Insider – Portal sobre negócios diz que ” povos indígenas do Brasil correm risco de ‘genocídio’ com mortalidade mais acelerada que no resto da população. Eu lembro que um ministro disse que odeia termo “povos indígenas”. O presidente só ouviu.

@ricksenra Os exemplos, principalmente em veículos como FT ou Telegraph, deveriam enterrar de vez a lógica de que a leitura crítica ao governo vem da esquerda, do comunismo, do PT, ou afins. Qualquer presidente está sujeito a escrutínio público. Se não estiver, AÍ SIM temos um problema.

Fonte: Polêmica Paraíba com Ricardo Senra (Twitter)
Créditos: Polêmica Paraíba com Ricardo Senra (Twitter)