sucessão na Paraíba

Tucanos discutem sucessão na Paraíba e ameaça de debandada para PPS

Os paraibanos estariam se mirando no que ocorreu em Pernambuco, onde o comando do PPS está sendo repassado para o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), que além de presidir o partido, deverá ser candidato a senador

O senador Cássio Cunha Lima confirmou para hoje pela manhã a reunião da cúpula do PSDB paraibano em João Pessoa para discutir os rumos da legenda com vistas às eleições de outubro e a ameaça de debandada de jovens parlamentares para o PPS, presidido no Estado pelo jornalista Nonato Bandeira, chefe de gabinete do governador Ricardo Coutinho (PSB). Há rumores de que o deputado federal Pedro Cunha Lima, filho de Cássio, e os deputados estaduais Bruno Cunha Lima, Tovar Correia e Camila Toscano estariam de malas prontas para deixar o ninho tucano, movidos pela “tentação” de comandar o PPS no Estado. Os paraibanos estariam se mirando no que ocorreu em Pernambuco, onde o comando do PPS está sendo repassado para o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), que além de presidir o partido, deverá ser candidato a senador.

A reunião em João Pessoa deverá ocorrer no escritório do senador Cássio Cunha Lima, que prefere encará-la como rotineira, para avaliar o cenário e discutir estratégias políticas, dentro da meta de estruturação do partido para as disputas eleitorais. “Será um espaço para ouvir a opinião de todos”, afirmou Cássio em depoimento ao “Correio da Paraíba”, salientando que seu esforço é no sentido de buscar um consenso em relação a posições que o partido deve tomar. Em Pernambuco, o ingresso de Daniel Coelho no PPS gerou o pedido de desfiliação do ministro da Justiça, Raul Jungmann, que durante 26 anos integrou a agremiação. Na Paraíba, o dirigente estadual Nonato Bandeira já avisou que o ingresso de Pedro Cunha Lima somente será aceito se ele comprometer-se com a orientação do partido de apoiar e defender o governo Ricardo Coutinho, além de engajar-se à campanha do pré-candidato socialista ao governo João Azevedo.

Todas as lideranças do PSDB na Paraíba foram convidadas para a reunião, como o ex-senador Cícero Lucena, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, deputados estaduais, deputado federal Pedro Cunha Lima e o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius. O presidente estadual do PSDB, Ruy Carneiro, abrirá os trabalhos e estará presente, ainda, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que mantém sua pré-candidatura ao governo do Estado como uma opção no partido. De acordo com o senador Cássio Cunha Lima, os participantes da reunião deverão estar comprometidos com um projeto de fortalecimento do PSDB em nome da Paraíba.

Fonte: Os Guedes
Créditos: Nonato Guedes