Trócolli Junior na Secretaria de Esporte: Maranhão luta, Trocolli quer, Adriano Galdino torce e o Governador ???? - Por Laerte Cerqueira

Para Coutinho, alguns dilemas aparecem. Entre eles, encontrar um adjunto que possa fiscalizar o trabalho do peemedebista e evitar que ele faça muita “política” e não dê resultados práticos. No governo girassol, cargo político não fica sem “vigilância”.

Ricardo-e-Trocolli

Alinhamento

(Do Jornal da Paraíba) – O senador diplomado José Maranhão (PMDB) disse, ontem, numa conversa com jornalistas, em um restaurante da capital, que quer o PMDB com mais espaço no governo.Maranhão quer dar um empurrãozinho para emplacar o deputado estadual Trócolli Junior (PMDB) em uma Secretaria. A pasta, em questão, já foi até exigida: a de Esportes e Lazer.
O parlamentar peemedebista confidenciou, aos mais próximos, que só aceita se for esta vaga. Maranhão, na conversa, deixou a entender que as negociações estão avançadas e que tudo caminha para que mais um espaço seja garantido ao partido. Alguns sinais, do lado do governo, apontam para essa direção. Por exemplo, o atual secretário de Esportes, Tibério Limeira, vai acumular a gestão do Empreender-PB, um programa de geração de renda do estado. Mas o que uma pasta tem a ver com a outra? Na essência, nada. O acúmulo seria estratégico.
Ricardo garante o voto de Trócolli Júnior para Adriano Galdino (PSB) na candidatura à presidência da Assembleia Legislativa e depois Tibério assumiria, definitivamente, o Empreender, enquanto o peemedebista caminha, com o dever cumprido, para comandar o “esporte”. A mudança estaria prevista para acontecer em fevereiro, depois da eleição da mesa diretora. Mas, por enquanto, são apenas conjecturas.
Para Coutinho, alguns dilemas aparecem. Entre eles, encontrar um adjunto que possa fiscalizar o trabalho do peemedebista e evitar que ele faça muita “política” e não dê resultados práticos. No governo girassol, cargo político não fica sem “vigilância”.
O alinhamento parece bem lógico porque o governo já demonstrou a vontade de emplacar um presidente da base na AL. Não quer e não pode perder mais tempo com duelos com o parlamento, como aconteceu no último mandato. Há um mês Galdino tinha garantido uns 23 parlamentares, que dariam a ele a presidência da AL. Mas alguns estariam na cordabamba, prestes a “virar a casaca”. E como, por enquanto, o voto é secreto na AL, é preciso empenhar o apoio máximo antes de chegar o dia da escolha. Há quem acredite que cinco dos que anunciaram apoio ao deputado Galdino podem se esconder atrás do segredo do voto. Por isso, o governo quer ter a maior margem possível para evitar surpresa.
Num outra frente, deputados da basejá estariam se articulando para acabar com o fim do voto secreto. Isso evitaria ou diminuiria a possibilidade de traição. Para o atual presidente da Casa, Ricardo Marcelo (PEN), que deve tentar se manter no cargo, manter o voto secreto, nesse momento, é muito melhor. Vários parlamentares gostariam de votar em Galdino, mas estão muito alinhavados com o atual presidente. Certamente, vai ter traição.

 

Em silêncio
Calado, nos bastidores, Ricardo Marcelo estaria indo para ofensiva. Entre as medidas, manter o voto secreto, candidatar-se apenas para os próximos dois anos. Assim, evita a “conversa” de que ele quer se enraizar no poder (já está como presidente há quatro anos);

Espaços
Outra negociação que estaria em curso é tentar garantir aos parlamentares espaços na legislatura subsequente, no biênio 2017/2018. Assim como fizeram os governistas, que amarraram uma eleição na outra, para garantir apoios.

Resultados
O governador Ricardo Coutinho fez um longo discurso na posse coletiva dos secretários. O principal recado foi que os auxiliares vão ter que gastar pouco e dar resultados.

Dificuldades
RC prevê redução do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e dificuldades financeiras, mas garantiu que a PB está em dia com os compromissos.

 

Pac fraterno

Fora mais dentro. É assim que vai ficar o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), que deixou a Secretaria Especial do PAC/PB, para ser parlamentar, mas emplacou o seu irmão, Robson Barbosa, como novo secretário Executivo do PAC. A oficialização foi, ontem, na posse de quase cem novos secretários de estado e dirigentes de órgãos. Alguém duvida que o deputado terá toda influência nas decisões da pasta? Com conhecimento que adquiriu e com o controle que possui, vai acompanhar de perto o trabalho do “mano”.
Sem dono
Para os partidos aliados, RC mandou seus recados. Deixou claro que ninguém é dono de nenhum cargo e que não existe secretaria de A ou B. Segundo ele, as secretarias são do governo e precisam servir aos interesses do governo.
Redução
Registrou que uma das primeiras medidas para reduzir gastos será cortar a locação de veículos e imóveis, em 20%e 30%, respectivamente.

Agilidade
Aos novos auxiliares, RC pediu que agilizem as obras, cumprindo o calendário e fez um pedido especial para que seja evitado o desperdício de dinheiro público.

Monitoramento
A relação com os secretários vai ser por meio do sistema de monitoramento de resultados. O método vai permitir um acompanhamento mais rigoroso das metas estabelecidas, prazos dados e cumprimento do que foi prometido.

Profissionalizante
O novo secretário de Educação, Aléssio Trindade, registrou na posse que o desafio é diminuir o analfabetismo (18%), distorção idade série e fazer o Ensino Médio ter mais sentido para os estudantes. Ou seja, vem relação com o ensino profissionalizante por aí.