lei que beneficia estudantes

Trócolli acusa Estela de procrastinar votação de projeto que pode acabar com monopólio das carteiras

Deputado denuncia engavetamento de seus projetos

O deputado Trócolli Junior (Podemos) denunciou um suposto movimento capitaneado pela deputada Estela Bezerra (PSB) que estaria engavetando projetos de sua autoria. Entre eles, um projeto de lei que beneficia estudantes. O Projeto de Lei 1.522/2017 pretende democratizar a distribuição de carteiras de estudantes na Paraíba, possibilitando com que eles tenham a opção de escolher por qual empresa querem fazer o documento.

“É, portanto, uma regra que vai acabar com o monopólio da entidade que atualmente age sozinha no ramo das carteirinhas, encarecendo o documento estudantil”, defendeu Trócolli, autor do projeto. “Esse projeto se encontra na Casa há oito meses. Eu já tive oportunidade de, ao lado do presidente da Comissão de Educação, deputado Anísio Maia, de fazer uma sessão especial onde foi discutido o assunto em profundidade”.

O projeto recebeu emendas do deputado Anísio, deputado Ricardo Barbosa (PSB) e deputado Renato Gadelha, em um total de oito propostas. A deputada Estela Bezerra, todavia, queria que essas emendas voltassem para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Trócolli, no entanto, entendeu que a medida era procrastinatória porque poderia ser emitido parecer oral em sessão. “Não há necessidade dessas emendas voltarem para a Comissão de Justiça, é uma aberração! Se isso acontecer, demonstra aqui que existem forças ocultas querendo proibir a aprovação de um projeto que é bom para os estudantes da Paraíba”.

Estela defendeu-se afirmando que os movimentos sociais garantiram conquistas como a carteira de estudante, meia entrada, entre outros benefícios, e disse que não vê benefício para os estudantes no projeto de lei.

Ricardo Barbosa defendeu o projeto. Disse que a votação das emendas durante a sessão não é extravagância, pois o projeto já tramita há meses, segundo ele, por causa da procrastinação feita por Estela.

O projeto acabou não sendo votado e deve voltar à pauta na próxima sessão.

Fonte: Click PB
Créditos: Click PB