Reflexão sobre crise na Venezuela

'TRISTEZA E ALEGRIA COEXISTEM': ex-deputado repercute imagem de criança venezuelana que sorrir e chora ao receber pão de brasileiros

Foto: reprodução – menina venezuelana chora ao morder sanduíche que recebeu de missionários brasileiros

O ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima propôs uma reflexão, nesta quinta-feira (28), sobre a imagem de uma criança venezuelana que chorou e sorriu ao mesmo tempo ao receber um pão de missionários brasileiros. O ex-parlamentar escreveu que ‘dor e alegria coexistem’. A imagem repercutiu em todo o mundo e mostra a realidade vivida por milhões de crianças do país vizinho.

‘A alegria e a tristeza não são como água e óleo. Elas coexistem’, escreveu Bruno, utilizando-se de uma frase de José Saramago. A foto mostra uma menina de 5 anos, que se refugiou em Roraima com a família, após fugir da ditadura comandada por Nicolás Maduro e atravessar a fronteira com o Brasil. A imagem retrata a criança segurando um pão, com sorriso no rosto e lágrima nos olhos.

“As lágrimas, certamente, são graças ao desespero de precisar abandonar, junto com a família, seu país, sua cidade, sua rotina, seus amigos, sua vida, para fugir da fome, da violência, do desemprego, da loucura, as lágrimas, certamente, são graças à incerteza, ao medo e à falta de quase tudo. O sorriso é graças ao sanduíche que ela recebeu de um grupo de missionários brasileiros”, comentou Bruno Cunha Lima.

O ex-parlamentar disse que a imagem prova que ‘tristeza e alegria coexistem’ e que ‘ninguém vive apenas de momentos felizes, mas também que ninguém tem apenas motivos para chorar’. Bruno propôs duas reflexões sobre a imagem: ele defendeu que precisamos nos compadecer da dor do nosso semelhante e que ‘tudo tem seu lado positivo’.

História da foto

De acordo com o site ‘Bol’, que pertence ao grupo Uol, a foto foi feita no domingo (24), durante ação social realizada por missionários cristãos. Conforme o site, “pouco depois de receber o alimento, (…) a criança chorou quando deu a primeira mordida”.

A reportagem relata que ‘a menina foi encontrada em um dos acampamentos em Boa Vista onde vivem refugiados de até 13 anos. Eles vivem em barracas e têm direito a apenas uma refeição no dia. Muitas mães e pais passam maior parte do tempo fora pedindo esmolas ou tentando algum dinheiro com a prostituição’, diz.

Confira abaixo a publicação feita pelo deputado Bruno Cunha Lima:

https://www.instagram.com/p/Bubo8vWgQHP/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=t6a03efxk4v6

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba