após decreto de mourão

'TRANSPARÊNCIA É UM CAMINHO SEM VOLTA': Presidente do TCE diz que mudanças na Lei de Acesso a Informação não deve preocupar a sociedade

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres, deixa o comando da corte nesta quinta-feira, 24, após dois anos à frente do importante órgão de fiscalização. O conselheiro Arnóbio Viana assumirá a presidência.

Em entrevista a Rádio Tabajara, ele disse que deixa o posto com a sensação de dever cumprido, já que todas as metas estabelecidas para sua gestão foram cumpridas ou estão sendo realizadas.

André Carlo destacou a importância da tecnologia para aproximar a população das gestões públicas, através de aplicativos para smartphones e do sistema disponível no site do TCE, que tem mapas para guiar os visitantes a encontrar o que buscam com mais facilidade.

Durante a entrevista, o presidente foi questionado sobre o decreto assinado pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão, que modifica a Lei de Acesso à Informação e, entre as mudanças, autoriza servidores comissionados de classificar informações como ultrassecretas, para que ninguém tenha acesso aos dados por 25 anos.

Para André Carlo, as mudanças não devem trazer preocupações a imprensa ou população, já que para classificar dados e informações existe um trâmite rigoroso e passa por outras análises, “não é uma pessoa quem decide pelo sigilo da informação”, afirmou.

Ele destacou a importância da imprensa na coleta de informações e divulgação do trabalho de fiscalização realizado pelo Tribunal de Contas e ressaltou o compromisso com a verdade e a transparência.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba