descaso

Tony Ambientalista denuncia problemas de locomoção de pessoas com deficiência na cidade de Campina Grande

O Biólogo Antônio Lopes Gaião, militante social,(TONY AMBIENTALISTA ), preocupado com problemas de locomoção que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia na cidade de Campina Grande, formalizará denúncia no ministério público federal na próxima quarta-feira(26), pedindo as autoridades competentes que sejam tomadas as medidas cabíveis em prol desses cidadãos amenizando assim qualquer tipo de transtorno e dificuldades enfrentados por eles ao longo dos anos.

“Denunciamos a situação pela qual passam as pessoas com deficiências na cidade Campina, envolvendo principalmente os transportes coletivos, que deveriam ter as rampas funcionando para que os cadeirantes pudessem ter acesso, o que não normalmente não acontece em Campina, portanto o direito constitucional de ir e vir está completamente violado em nossa cidade .

Também denunciamos a situação dos idosos que ficam nas paradas dos ônibus e que muitas vezes
não tem seu pedido de parada atendido.

Outro absurdo é o abuso com relação à dignidade humana ,também previsto na Constituição Federal ,quando as pessoas que usam muletas,são obrigadas a passar pela catraca, o que é extremamente humilhante e dificultoso, pois os motoristas não abrem a porta do meio, pela qual pessoas com deficiência tem o direito de entrar.

Mas não é só,a frota dos transportes coletivos é flagrantemente diminuída nos finais de semana, como se os cidadãos só pudessem ir e vir para o trabalho, sem direito ao lazer.Penso que tais condutas precisam ser denunciadas inclusive ao Ministério Público Federal por ferirem frontalmente a Constituição brasileira, no que diz respeito aos direitos e garantias individuais, direito de ir e vir, afronta a dignidade humana, a acessibilidade dos deficientes e as péssimas condições dos transportes coletivos, além de descumprirem também a Lei Federal que cuida dos direitos da pessoa com deficiência, n.13.146 de 6 de Julho 2015. Denunciamos ainda a falta acessibilidade para com pessoas com qualquer tipo de deficiência, inclusive de locomoção, os quais enfrentam a situação das calçadas em Campina Grande, esburacadas e que causam riscos as pessoas sem segurança, além da ausência das rampas e da sinalização nas calçadas para deficientes visuais. Portanto, vamos denunciar ao Ministério Público com fundamento na Lei Federal mencionada, e o art.6 da Constituição Federal que diz textualmente:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Portanto, vamos continuar defendo todos as pessoas com deficiência e a garantia dos seus direitos.” Concluiu Tony

Perfil

Tony Ambientalista nasceu na cidade de Campina Grande, é biólogo, especialista em desenvolvimento e meio ambiente, mestre em ensino na saúde e aluno especial do doutorado em recursos naturais.

Política

Concorreu às eleições em Campina em 2012 e 2016 e é pré-candidato a vereador nas próximas eleições. Atualmente Tony faz parte do Democratas, milita na área do meio ambiente lutando pelas questões referentes a zona rural como fornecimento de água aqueles que mais precisam, bem como a favor das pessoas portadoras de deficiência, questões da saúde e dos vulneráveis de um modo geral.

Fonte: Nena Martins
Créditos: Polêmica Paraíba