REPARAÇÃO

Temer demite advogado da AGU e nomeia 1ª ministra do governo

Esta foi a quarta mudança realizada por Temer em seu gabinete

grace mendonçaO presidente Michel Temer nomeou nesta sexta-feira Grace Fernandes Mendonça como a nova titular da Advocacia-Geral da União (AGU), que tem status de ministério, o que a transforma na primeira mulher a ocupar um cargo desse nível no atual governo, informaram fontes oficiais.

Grace era secretária-geral de contencioso da AGU e substitui Fábio Medina Osório, que foi nomeado por Temer em maio, informou a Agência Brasil .

O governo não explicou o motivo da destituição de Osório, que era o titular da AGU desde que Temer assumiu o poder de forma interina com o início do processo que levou ao impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff.

Temer recebeu duras críticas por não ter incluído nenhuma mulher nos cargos do primeiro escalão de seu governo, que tem 24 pastas com status de ministério.

No entanto, o presidente nomeou em maio, ainda como interino, Maria Silvia Bastos Marques como a primeira presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Além de ser a primeira mulher com status de ministra no governo Temer, a nomeação transformou Grace Mendonça na primeira mulher a ocupar o cargo de titular da AGU.

Esta foi a quarta mudança realizada por Temer em seu gabinete, depois que três ministros se viram forçados a renunciar nas três primeiras semanas do governo por suspeitas de corrupção e de tentativas de obstrução da Justiça.

Fonte: Terra