TCE inaugura Centro Cultural e presta homenagem a Ariano

Espaço destinado a sediar exposições, palestras e apresentações de música e performances culturais

tce-pb1

O escritor, Ariano Suassuna (morto em 23 de julho deste ano) recebe mais um homenagem hoje às 16h, com a inauguração do Centro Cultural do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), que leva o nome do escritor paraibano. Espaço destinado a sediar exposições, palestras e apresentações de música e performances culturais, o local conta com o auditório Celso Furtado com capacidade para 420 pessoas, Salão de Exposições Lynaldo Cavalcanti, Escola de Contas Otacílio Silveira e uma biblioteca que foi batizada com o nome de Otávio de Sá Leitão. O complexo ainda inclui um edifício garagem, com capacidade para o estacionamento de 170 veículos.

Sob a fachada, “Acahuan”, escultura em ferro do artista visual Wilson Figueiredo, dá as boas vindas aos visitantes que forem prestigiar a exposição de abertura com obras de arte assinadas por familiares de Ariano, entre eles, Zélia de Andrade Lima e Dantas Suassuna, viúva e filho do escritor e as apresentações do Ballet Clássico da UEPB, Dança Nordeste e do Quarteto Romançal, previstos na programação de inauguração.

“O complexo carregará o nome desse homem de espírito e arte multifacetados, Ariano Suassuna. O que reflete para além do propósito de perpetuação de uma obra, que já se sabe inexterminável: confirma o compromisso de produção do espetáculo permanente e inexpugnável dos valores da cidadania, que ele proclamou em vida”, comenta o presidente do TCE conselheiro Fábio Nogueira.

A escolha dos outros nomes levaram em conta a expressividade dessas personalidades para o Estado. “Lynaldo Cavalcanti enxergou desenvolvimento. Celso Furtado é outro paraibano que deixou um inestimável legado. Quanto às homenagens a Otacílio Silveira e Otávio Sá Leitão, estes já incorporados à própria história do TCE-PB”, finaliza Fábio Nogueira.

Correio da Paraíba