Sucessão

Sucessão na Câmara dos Deputados deve ter semana decisiva em meio a articulações

A primeira semana de 2021 deve ser marcada por articulações e definição de posicionamento de partidos com relação às candidaturas que concorrem à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) no comando da Câmara dos Deputados.

Já nesta segunda-feira (4), Gilberto Kassab, presidente do PSD, revelou que os 35 deputados do partido devem optar pelo voto em Arthur Lira (PP), que é o candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), à presidência. A expectativa também fica por conta do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla com maior bancada na Câmara, e que ainda está dividida em quem apoiar.

O grupo de 53 deputados deve se reunir nesta segunda se decidirá se apoia a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), que é o candidato do próprio Rodrigo Maia, ou se lança candidato próprio à presidência da Casa. Se fechar apoio a Baleia, o PT deve herdar uma vaga de primeira secretaria na composição da Mesa. Entre os nomes que ventilam em caso de candidatura própria, estão os de Benedita da Silva (RJ) e Paulo Pimenta (RS). Baleia Rossi deve viajar pelo País em busca de apoio à sua candidatura.

Já pelo lado do líder do PP, Arthur Lira (PP-AL), já começa nesta semana sua série de viagens pelos estados para somar apoio para sua candidatura. Os primeiros estados devem ser os do Norte. Lira tem consigo o apoio de grande parte do Centrão, grupo de partidos de centro e direita, mas espera ainda a divisão de partidos, inicialmente no grupo de Maia e que apoiam Baleia Rossi, como PSL, PSDB e PSB.

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), que é candidato a primeiro vice-presidente no bloco de Lira, acompanhará o candidato pela região Norte. As visitas ocorrerão em Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO).

Fonte: Polêmica Paraíba com Congresso em Foco
Créditos: Polêmica Paraíba com Congresso em Foco