Tabuleiro

SUCESSÃO MUNICIPAL: concorrentes em 2016, prefeito e ex-prefeito se juntam para enfrentar oposição em Rio Tinto

A disputa pela sucessão municipal na cidade de Rio Tinto, no litoral norte da Paraíba, deve contar com pelo menos quatro candidaturas para concorrer as eleições em 2020. Além do prefeito Fernando Naia, que já sinalizou que deve disputar a reeleição, pelo menos três nomes são cotados para estarem na oposição à atual gestão. 

A disputa pela sucessão municipal na cidade de Rio Tinto, no litoral norte da Paraíba, pode contar com pelo menos três candidaturas nas eleições municipais de 2020. Além do prefeito Fernando Naia, que já sinalizou que deve disputar a reeleição, podem entrar na disputa a ex-prefeita Magna Gerbasi e o ex-presidente da Câmara, Nel Barão.

Em 2016, Naia obteve 37,34% dos votos, contra 32,05% do ex-prefeito Dr. Braga. Eleito pelo PSB, o atual gestor está deixando a legenda e deve migrar para um novo partido em breve. O DEM é um dos partidos cotados para a filiação do prefeito, inclusive com convite por parte do deputado federal Efraim Filho. O gestor disse que ainda não tomou a decisão, mas confirmou que há uma grande probabilidade de que o DEM pode ser o caminho.

“Efraim Filho destina emendas para Rio Tinto antes mesmo dessa aproximação, mesmo sem ele ter sido meu candidato em 2018, então tudo indica que eu me filie ao DEM”, admitiu. O prefeito também recebeu, recentemente, o apoio do ex-adversário dr. Braga. O acordo passou pelo convite do prefeito para que Braga viesse a atuar como médico na cidade, função que ele não exercia desde 2004.

“Primeiramente, estou apoiando, confirmando. Minha vida em Rio Tinto começou através da medicina, e em consequência desse meu trabalho social, de pessoas carentes, vem o despertar da política pelo povo. Estou com Naia, solidário, junto e fiel”, confirmou Braga.

A união dos dois vem num cenário de disputa que tende a ser polarizada em 2020. A ex-prefeita Magna Gerbasi também é cotada para disputar o pleito. Em entrevistas, ela já deu sinais de que pode estar na eleição.  A decisão a ser tomada por ela tem o condão de influenciar os rumos do cenário político na cidade.  Em contato com a reportagem, no entanto, a ex-gestora não quis adiantar qual será sua decisão.

Nel Barão, ex-presidente da Câmara Municipal da cidade e ex-candidato a vice-prefeito, também é lembrado para a prefeitura e é tido como uma terceira via no município. Atualmente sem partido, uma das legendas aventadas para a filiação dele, é o Pros. O ex-vereador é ligado ao deputado estadual João Henrique, que já declarou apoio ao aliado nas eleições.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba