Articulações

SUCESSÃO MUNICIPAL: conheça os nomes que podem entrar na disputa pela Prefeitura de Campina Grande em 2020

Campina Grande já assiste às primeiras articulações para o cenário de disputa eleitoral em 2020. No campo da situação, o prefeito Romero Rodrigues, recém chegado ao PSD, demonstra que pretende protagonizar a disputa. Ele fez mudanças administrativas recentemente, que indicam possíveis caminhos que serão seguidos por ele. 

Foto: nomes que podem entrar na disputa pela PMCG em 2020

Dando continuidade às reportagens da série ‘sucessão municipal’, o Polêmica Paraíba traz hoje os nomes em potencial para a disputa pela Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) em 2020. A Rainha da Borborema já assiste às primeiras articulações para o cenário de disputa do próximo ano. No campo da situação, o prefeito Romero Rodrigues, recém chegado ao PSD, demonstra que pretende protagonizar a disputa, e tem um leque de nomes à disposição para ser o candidato governista na eleição vindoura.

O ex-deputado estadual Bruno Cunha Lima (sem partido) foi nomeado recentemente chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande. Ele é visto como uma carta na manga do prefeito campinense. Ao nomear Bruno em uma das principais pastas da prefeitura, Romero deu um sinal claro da importância do ex-parlamentar na articulação do prefeito. Bruno é bem avaliado na cidade, tendo sido o candidato a deputado federal mais votado na última eleição, com mais de 19 mil votos.

Outros aliados de Romero também têm chances de receber as bênçãos do prefeito, a exemplo dos deputados estaduais Tovar Correia Lima (PSDB) e Manoel Ludgério (PSDB), aliados muito próximos do gestor. São nomes vistos como ‘coringas’ do atual prefeito, que ainda conta com a simpatia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em seu favor. Isso pode fazer a diferença no pleito.

Mas a escolha de Romero Rodrigues passa por nomes de outros aliados próximos. O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ainda detém uma liderança muito forte em Campina Grande, tendo sido um dos responsáveis pela vitória de Romero contra a candidata do então prefeito Veneziano Vital do Rego em 2012. Cássio pode ser candidato, mas também pode indicar seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que tem se destacado bastante em Brasília, no mandato de deputado federal.

Em entrevistas à imprensa, Pedro demonstrou o interesse em disputar a prefeitura de Campina Grande e não esconde esse desejo de ninguém. Mas ele tem sido cauteloso e reforça que uma possível candidatura vai depender de diálogos com o prefeito Romero Rodrigues. Ele também mostrou disposição em conversar com os demais nomes que compõem a aliança em torno da gestão municipal campinense.

Um nome, porém, tem se fortalecido nos bastidores da política campinense como o pré-candidato governista à prefeitura. Trata-se do ex-secretário de planejamento da PMCG, André Agra, que atualmente é auditor do Tribunal de Contas. Ele confirmou à reportagem que existe a possibilidade de vir a ser candidato, mas que ainda é muito prematuro entrar nessa discussão. Ele é visto como um nome técnico e, tendo feito parte da administração, pode representar o projeto de Romero.

Do lado oposicionista, são vistos como nomes possíveis para a disputa, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) e a ex-primeira dama de Campina Grande, Ana Cláudia Vital do Rego (Podemos), mas o nome do senador Veneziano Vital do Rego não pode ser descartado.

O deputado estadual Inácio Falcão (PC do B) também é outro nome a ser considerado. Ele defende que a oposição se una em torno de uma candidatura para fortalecer o grupo. Além dele, o MDB campinense poderá ter candidatura própria. O ex-deputado federal Walter Brito Neto, filiado ao partido, já colocou o nome à disposição do partido para o próximo ano e confirmou o desejo de estar na disputa.

Por enquanto, esses são os principais nomes vistos como possíveis postulantes, mas tudo pode mudar a depender das articulações, alianças e entendimentos que se concretizarem até o próximo ano. Alguns poderão declinar da disputa e nomes novos também poderão surgir.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba