Pré-candidaturas

SUCESSÃO MUNICIPAL: filiação de Divaldo Dantas ao DEM reflete crise no PSB e muda cenário para 2020 em Itaporanga

A sucessão municipal deste domingo (22) chega à cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó paraibano. Administrada pelo prefeito Divaldo Dantas (PSB), o município tem, historicamente, uma política bastante dinâmica.

A sucessão municipal deste domingo (22) chega à cidade de Itaporanga, no Vale do Piancó paraibano. O município nunca reelegeu um prefeito e tem uma política bastante fluida e dinâmica, fato comprovado neste final de semana. O cenário local mudou completamente depois que o prefeito Divaldo Dantas anunciou a saída do PSB e o ingresso no Democratas.

Divaldo foi eleito pelo MDB e venceu a disputa com 55,60% dos votos. Na ocasião, ele derrotou o ex-prefeito Djaci Júnior, que concorreu pelo PSDB e ficou com 44,40% da votação. Três anos depois, o gestor já está em seu terceiro partido e tem Djaci Júnior como aliado. O gestor ainda não deixou claro se pretende ser candidato à reeleição, e pode apoiar o nome do médico Júnior Diniz, irmão do deputado Taciano Diniz para a sucessão em 2020.

Pré-candidaturas da oposição

O vice-prefeito, Herculano Pereira, rompeu politicamente com o gestor municipal e faz oposição à atual administração. Ele já se coloca como pré-candidato a prefeito para 2020. Herculano deve se filiar ao PTB, do deputado federal Wilson Santiago, e tece duas críticas à gestão municipal.

Ao Polêmica Paraíba, ele justificou o motivo pelo qual se afastou do prefeito. “A administração, na questão física está em ordem, em parte; mas na questão humana, logística, está [em dificuldades]. Ele é um cara bom, mas se ausentou da gestão desde que foi eleito, então a gestão está bem ‘aquém’ de uma gestão real. A gestão ela tem que ser humana, tem que ser humanizada. A minha candidatura nasce de um anseio do povo”, disse.

Também na oposição, quem postula uma candidatura é o vereador e presidente do DMB na cidade, Ricardo Pinto, que é aliado de Djaci Brasileiro mas pode seguir voo próprio no próximo ano. Ele já teria conversado, inclusive, com o presidente do partido na Paraíba, o senador José Maranhão, e viabilizado a candidatura visando à sucessão municipal.

Consequências

A saída do prefeito Divaldo do PSB pode trazer mudanças significativas em seu entorno. O estremecimento entre João Azevêdo e Ricardo Coutinho também pode respingar na política da cidade. Uma das principais lideranças de Itaporanga é o ex-prefeito Berguinho Alves, presidente do PSB municipal e que faz parte do grupo de apoio ao atual gestor.

Apesar dos rumores de estremecimento com o prefeito, até a última semana, o socialista negava qualquer rompimento e garantia apoio a candidatura de Divaldo à sucessão municipal, caso ele decida concorrer à reeleição.  “Nós somos do mesmo grupo e não temos divergência. (…)  Nosso candidato é o prefeito e não tem rompimento nenhum”, observou Berguinho.

Com a filiação de Divaldo Dantas ao DEM, em entrevista ao Polêmica Paraíba neste sábado (22), o ex-prefeito mudou o tom, mas manteve o discurso de união. “Não fomos comunicados disso. Vamos deixar as coisas amadurecerem, até mesmo porque não acredito em rompimento entre Ricardo Coutinho e João Azevêdo. O Democratas é parceiro e aliado do PSB”, ressaltou.

Apoio em 2020

O médico Dr. Júnior Diniz, irmão do deputado estadual Taciano Diniz, apontado como candidato em 2020, é o nome mais lembrado para receber o apoio do prefeito Divaldo Dantas. Ele se filiou recentemente ao Avante e conta com a simpatia do grupo situacionista. Na convenção do partido, estiveram presentes o prefeito Divaldo, o ex-prefeito Djaci Brasileiro, vereadores e diversas lideranças locais, consolidando a união desses grupos.

Em se confirmando esse cenário, Itaporanga pode seguir sem reeleger um prefeito, mas até 2020, tudo pode mudar.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba