crítica

Socialista lamenta descaso da PMJP com mercados públicos: “teve 4 anos e nada fez”

Cida Ramos avaliou como vergonhosa a falta de investimentos da gestão municipal

cidaA situação de abandono em que se encontra a grande maioria dos mercados públicos de João Pessoa é o retrato da atual gestão municipal. A falta de higiene e de infraestrutura desses locais acabam oferecendo riscos de acidentes e doenças à população, causados pela sujeira encontrada nas feiras livres.

Os principais equipamentos estão descaracterizados, alguns com atividades totalmente alheias à um mercado público, além de presentearem sujeira, mau cheiro e péssimas condições de comercialização de seus produtos.
Feirantes e consumidores reclamam da falta de investimento e das péssimas instalações dos Mercados Públicos de Oitizeiro, Bairros dos Estados e Mercado Central.

Em Oitizeiro, os feirantes elogiam a duplicação da Avenida feita pelo Governo do Estado, e criticam a falta de higiene, a sujeira e a desorganização do estabelecimento que não recebe nenhum benefício há mais de 30 anos.

No Bairro dos Estados, a principal reclamação dos comerciantes é por limpeza e reforma. Já no Mercado Central, as críticas são sobre o abandono total, há goteiras por todos os lados, lâmpadas e lixo.

A falta de investimento é o problema maior expresso pelos comerciantes e consumidores que frequentam o local, que reclamam da queda do movimento nesses espaços devido a situação de abandono.

“A falta de zelo da prefeitura com os mercados públicos é uma constante. Por todos os lados vemos gatos e fezes, possivelmente de cachorros, pelo chão, provocando um mau cheiro absurdo”, desabafou Maria de Lourdes, usuária do mercado de Oitizeiro e moradora do bairro.

Em suas redes sociais, Cida Ramos avaliou como vergonhosa a falta de investimentos da gestão municipal nos mercados e feiras públicas. “Historicamente, os mercados e feiras públicas são espaços valiosos para a comunidade. Movimenta a economia local, cria espaços de socialização, gera emprego e renda. Mas é preciso garantir que eles tenham condições plenas de funcionamento. O mercado público de Oitizeiro está abandonado, falta de tudo, de pintura à calçamento; o esgoto é a céu aberto, prejudicando a saúde das pessoas que circulam diariamente ali. No que pese o Governo do Estado ter feito a duplicação da Avenida Cruz das Armas, a Prefeitura de João Pessoa manteve-se estática, sem realizar nenhuma ação para melhoria daquele local.  A gestão Cartaxo teve quatro anos e não conseguiu realizar nenhuma reforma nos 15 mercados públicos, tampouco nos 4 centros de comércio e nas 2 feiras livres. Nestes quatro anos vindouros alguma coisa tem que ser feita em defesa da população, dos comerciantes e dos que tiram desses mercados o sustento para sua vida e família”, disse.

Entre 2005 e 2010, a Prefeitura Municipal de João Pessoa sob o comando do então prefeito e atual governador Ricardo Coutinho, fez reformas e requalificações nos principais mercados públicos da cidade.

Fonte: paraíba Já