Senador Vital e deputada Nilda recebem prêmio que homenageia Pedro Gondim

Em clima de emoção, reconhecimento e gratidão, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), receberam na manhã desta terça-feira (09), o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, que homenageou o ex-governador da Paraíba Prêmio Pedro Moreno Gondim.

vilk

Em clima de emoção, reconhecimento e gratidão,  o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), receberam na manhã desta terça-feira (09), o  Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, que homenageou o ex-governador da Paraíba  Prêmio Pedro Moreno Gondim.

O prêmio, foi entregue pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) e à Associação das Pioneiras Sociais – Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. A Sessão Solene para entrega da comenda aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados.

O Senador Vital do Rêgo, neto de Pedro Gondim, ressaltou em seu discurso, a emoção por estar nessa homenagem à Rede Sarah de Hospitais e o Tribunal de Contas da Paraíba, e pela linda memória feita ao ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim.

“Muito emocionado por essa homenagem” disse. Ele lembrou que Pedro Gondim foi o político fulgurante de forte eloquência verbal que, em 22 anos de vida pública, conseguiu fazer da sua história um capítulo especial na vida política da Paraíba, em anos delicados e traumáticos para todos nós.

Entrando na história política do homenageado, Vital lembrou que Pedro Gondim foi duas vezes deputado estadual, Secretário de Agricultura, Viação e Obras, Vice-Governador, Governador e deputado federal, mandato que não pôde concluir vitimado pela mão da ditadura militar ao lado de Vital do Rêgo e de tantos ilustres paraibanos.

O senador enfatizou ainda que, em todas as fases de sua vida imortal, Pedro Gondim sempre foi líder – quando defendia as reformas de base urgentes e inadiáveis para o Brasil, ou quando pôde aplicar suas ideias revolucionárias na agricultura, na indústria, na cultura, no serviço público –, governando com sensibilidade, altivez e coragem indômita, a bela e heroica Paraíba.

 

A deputada Nilda Gondim, filha de Pedro Gondim, também se emocionou, ao receber a comenda. “Eu e Vitalzinho também recebemos o Prêmio Pedro Moreno Gondim por representarmos, como familiares, o nosso amado patrono, o ex-governador da Paraíba” postou no twitter emocionada Nilda Gondim.

 

Em outra postagem, a deputada destacou a honra de entregar o prêmio e a presidente Presidente da Rede Sarah de Hospitais e Reabilitação. “Eu e o Senador Vital do Rêgo tivemos a honra de entregar o Prêmio Pedro Moreno Gondim à Presidente da Rede Sarah de Hospitais e Reabilitação, Dra.Lúcia Willadino Braga” postou.

 

O Prêmio Transparência e Fiscalização Pública é concedido anualmente pela Mesa Diretora e pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados e engloba as Categorias “Sociedade Civil” e “Governamental”. Neste ano, na Categoria Sociedade Civil, a Associação das Pioneiras Sociais – Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação será agraciada com o Prêmio Pedro Gondim. Já na Categoria Governamental o Prêmio Itamar Franco será entregue ao Tribunal de Contas da Paraíba.

A Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação foi escolhida entre duas indicações, sendo a segunda indicada a Associação Contas Abertas. Já o TCE-PB foi escolhido numa lista de seis indicações que incluiu, além da Corte de Contas paraibana, a Controladoria-Geral da União, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, a Prefeitura da Cidade de Recife/PE, o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e Valmir Campelo (ex-ministro do Tribunal de Contas da União e atual vice-presidente de Governo do Banco do Brasil).