Relator

Senador José Maranhão deve apresentar nesta terça-feira relatório sobre o novo Código Brasileiro de Aeronáutica

Relator da Comissão Especial que examina o projeto de lei para modernizar o Código Brasileiro de Aeronáutica, o senador José Maranhão deve apresentar um projeto substitutivo.

Maranhão fez alterações no texto original do anteprojeto, elaborado por uma comissão de especialistas em Direito Aeronáutico e entregue à Comissão Especial no ano passado. Desde então, foram realizadas diversas audiências públicas com representantes do setor aéreo nacional e internacional sobre como reformar o Código, de 1986. O texto com as alterações, contendo 240 páginas, abrange assuntos diversos, desde infraestrutura aeroportuária a direitos do consumidor e responsabilidade civil.

O PLS 258/2016 inclui a previsão de sanções, a participação de capital externo nas empresas, além de novas disposições sobre atraso de voos, regras sobre balonismo e ações em caso de acidentes aéreos. O senador José Maranhão destaca que a aviação avançou muito nas últimas décadas e que o Brasil carece de um Código que reflita as mudanças no setor.

Ele lembra ainda que o Código de Aeronáutica em vigor é anterior à Constituição (1988), ao Código de Defesa do Consumidor (1990) e à lei que criou a Agência Nacional de Aviação Civil (2005) – o que evidencia a necessidade de modernizar a legislação. O presidente da Comissão Especial que examina a atualização do Código Brasileiro de Aeronáutica é o senador Vicentinho Alves (PR-TO).

Fonte: Polêmica Paraíba