MESA REDONDA

Secretário de educação defende reforma, mas condena MP de Temer

Aléssio Trindade participou do programa Master News desta sexta-feira

professoresOs professores Francelino Soares e Rodrigo Mateus participaram de uma mesa redonda na noite desta sexta-feira, 23, no programa Master News, da TV Master, ao lado do professor e secretário de Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, falando sobre a nova proposta para o ensino médio no Brasil.

A Medida Provisória assinada pelo presidente Michel Temer (PMDB) já passou por modificações, desde que foi divulgada ontem, principalmente, no que diz respeito às disciplinas de sociologia, filosofia, artes e educação física, que no primeiro texto deixariam de ser obrigatórias e hoje o Ministério da educação voltou atrás e manteve as disciplinas nas escolas.

Aléssio Trindade pontuou que o aumento de carga horária, por si só, não garante melhorias na educação, ele destacou as ações do governo estadual para ampliar a estrutura das escolas estaduais de todo o estado, “além da expansão das nossas escolas em tempo integral, temos feito um trabalho independente do MEC, mas vai chegar uma hora que o governo federal vai ter que participar dessa ampliação”, explicou.

Rodrigo Mateus é formado em historia e ministra aulas em escolas particulares de João Pessoa, ele destacou que é importante verificar os investimentos que são feitos pelo governo federal, já que houve o aumento da carga horária dos professores com mais disciplinas. Mateus falou ainda sobre a tentativa de restringir disciplinas que ajudam a formar o senso crítico dos alunos, “sociologia e filosofia, somados a geografia e história, ajudam a forma a noção de crítica dos alunos e é absurdo que o governo tenha interesse no atraso da formação dos alunos, dos jovens”, disse.

O professor Francelino Soares criticou o formato do atual ensino médio e falou que os jovens estudam hoje para um vestibular que é superficial, referindo-se ao Enem. “Eu só tenho medo que o projeto não seja estudado o suficiente e que ele seja politizado, a reforma chegou na hora certa, é necessário tratar do projeto seriamente”, finalizou.
Créditos: Polêmica Paraíba – Ívyna Souto