Comemoração

Secretaria de Saúde promove ações em comemoração ao Agosto Dourado em Santa Rita

Em alusão ao Agosto Dourado e também ao Dia da Gestante, comemorado no último dia 15, a Prefeitura de Santa Rita promoveu nesta quarta-feira (23) atividades ao ar livre com um grupo de gestantes atendidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município.

Em alusão ao Agosto Dourado e também ao Dia da Gestante, comemorado no último dia 15, a Prefeitura de Santa Rita promoveu nesta quarta-feira (23) atividades ao ar livre com um grupo de gestantes atendidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município. O encontro aconteceu na praia de Ponta de Campina, no litoral de Cabedelo, e teve o apoio também de estudantes do Estágio Rural Integrado Profissional da Universidade Federal da Paraíba.

O Agosto Dourado foi instituído este ano e é o Mês do Aleitamento Materno, período em que são promovidas ações de conscientização sobre a importância do leite materno como alimento nos primeiros anos de vida dos bebês.

As grávidas que fazem parte dos grupos de gestantes atendidas pelo NASF de Santa Rita desfrutaram de atividades para o corpo e para a mente, como fisioterapia, educação para o corpo na hora do parto e dicas alimentares.

“Para nós, gestantes, foi um momento maravilhoso. Além de relaxar, ainda recebemos instruções sobre parto e sobre a importância de amamentar nossos filhos para que eles tenham mais saúde”, disse Joseane da Conceição, que está em sua primeira gestação.

“A ideia de trazer as gestantes à praia foi para promover bem-estar a elas fora do ambiente vivenciado no dia a dia e proporcionarmos, ao mesmo tempo, informações de educação e de saúde”, explicou Ana Helena Evangelista, fisioterapeuta do NASF.

O NASF, sob a coordenação do departamento da Atenção Básica, orienta o grupo de gestantes do município quanto aos seus direitos e deveres, e ainda sobre mudanças comportamentais, importância da alimentação na gestação e do aleitamento materno. O núcleo realiza ações educativas e de reabilitação nas USFs do município e dispõe de uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e assistente social.

Fonte: Polêmica Paraíba