enumerou conquistas na pasta

Secretária de Saúde manda carta aberta para Romero Rodrigues explicando exoneração - VEJA

A secretária de Saúde de Campina Grande, Luzia Pinto, pediu exoneração do cargo neste sábado (29). Em carta enviada ao prefeito Romero Rodrigues, ela faz um balanço de sua gestão a frente da pasta e justifica motivos familiares para deixar a gestão municipal.

Veja a carta na íntegra.

Senhor Prefeito Romero Rodrigues,

A convite de Vossa Excelência, em 01 de janeiro de 2015 assumi a gestão municipal da Secretaria de Saúde de Campina Grande, e com o cargo um grande desafio: de fazer, de proporcionar à população campinense uma saúde pública de qualidade, com facilidade e garantia de acesso as ações, e serviços de saúde e atendimentos humanizados, dando continuidade à imensa transformação iniciada em 2013, quando começaram as mudanças sob a sua liderança.

Seguindo suas orientações, quebramos o ciclo de fechamento de hospitais privados na cidade, que vinham  se arrastando por mais de uma década. Invertemos a lógica da maioria dos municípios brasileiros, assumindo a responsabilidade de serviços de média e alta complexidade, ampliamos o acesso da população campinense e de centenas de municípios paraibanos a procedimentos de média e  alta complexidade que vinham sendo negligenciados.

Na Atenção Primária, trabalhamos na ampliação da cobertura das Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Como marco vivemos hoje a “Era Digital” com a implantação do Prontuário Eletrônico, em 100% das equipes de saúde da família. Organizamos as Redes de Atenção à Saúde com definição de protocolos clínicos e fluxos de acesso. 

Implantamos o Complexo Regulador Municipal Ambulatorial e Hospitalar. Com a implantação deste sistema cumprimos com louvor nosso maior desafio: Garantir acesso com qualidade e disciplina.

A implantação do Complexo Regulador agregou ganhos a gerencia dos serviços pelo ordenamento das ações e também à gestão municipal com redução das perdas de insumos, tempo dos profissionais e principalmente dos usuários do sistema único de saúde do município de Campina Grande.

Fazer tudo isso numa realidade de sub-financiamento do SUS  não foi fácil, mas o Senhor acreditou na equipe,  na minha  gestão à frente da saúde municipal,  nos deu as mãos, trabalhamos juntos, e juntos conseguimos enfrentar desafios jamais vistos, como o surto de Crianças com Microcefalia, em 2015. Naquele momento, assim como em vários outros, nossa única “meta” era fazer mais com menos. Fizemos com carinho, com respeito às pessoas, seguindo seu exemplo de humildade e proatividade para dar respostas rápidas às necessidades do nosso povo.

Tenho orgulho da trajetória que trilhei. No seu primeiro mandato como Diretora de Regulação e Planejamento, meu primeiro desafio, e atualmente como Gestora da Saúde.

Mas ressalto que nada disso teria sido possível se não fosse acima de tudo, a confiança que o Senhor depositou no meu trabalho, salientando  com orgulho esta confiança, porque até então não tínhamos tido convivência anterior, que pudesse justifica-la. Por isso e por tudo, serei sempre muito grata pela confiança no meu trabalho  e sobretudo pela oportunidade de conduzir  de forma técnica e autônoma a saúde da cidade que amo e que tenho verdadeira paixão.

Em seu nome, agradeço a todos os servidores e colaboradores que fazem a família Secretaria Municipal de Saúde, aos conselheiros de saúde e aos colegas secretários pelo apoio nas ações intersetoriais. Juntos sempre seremos mais fortes.

Sei que ainda há muito a ser feito na saúde de Campina Grande, mas também que já avançamos muito!  Por isso, com consciência tranquila de dever cumprido, deixo meu cargo de secretária de saúde à sua disposição.

Não é uma decisão fácil, mas quando a vida nos coloca diante de escolhas complexas, que implicam decidir entre nossos projetos profissionais e nossa família, a minha escolha jamais seria diferente: “Minha Família”, meu porto seguro, meu bem maior. Por eles, me despeço e, mais uma vez, agradeço por tudo!!

Entretanto, deixo aqui registrado que mesmo deixando o cargo de secretária,  sempre estarei disponível para acompanhá-lo confiando  na sua liderança de Gestor Político e Homem de Bem.

Atenciosamente,

Luzia Pinto

Fonte: Blog do Max Silva
Créditos: Blog do Max Silva