BALANÇO

Saiba como foi a primeira semana de Cícero Lucena à frente da Prefeitura de João Pessoa

O novo prefeito foi empossado para seu terceiro mandato no último dia 1º de janeiro.

Empossado no último dia 1º de janeiro para seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), teve uma primeira semana de gestão bastante movimentada.

Logo no sábado (2), dia seguinte à posse, o novo prefeito tratou de se reunir com sua equipe de secretários, onde pediu união para agilizar as ações cobradas pela população, elencou prioridades no início da gestão e solicitou a cada pasta um levantamento das primeiras necessidades.

Cícero exigiu agilidade, atendimento de excelência, comprometimento com a qualidade e a eficiência e principalmente transparência.

Ainda no segundo dia de governo, o prefeito publicou no Semanário Oficial várias mudanças na estrutura administrativa da PMJP, dentre elas, a fusão das secretarias de Finanças e Receita, criando a Secretaria da Fazenda; o desmembramento da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa, dando origem à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania; a junção das Secretarias Executivas da Transparência Pública e da Ouvidoria Geral, instituindo a Secretaria Executiva da Transparência Pública, vinculada à Controladoria Geral do Município; e a criação da Secretaria de Gestão Governamental, a partir da união entre as pastas de Articulação Política e a Chefia de Gabinete.

Também foi alterado o quadro organizacional da Secretaria de Educação e instituída a Coordenadoria Especial de Representação em Brasília, vinculada à Secretaria de Gestão Governamental, que substitui a pasta de Acompanhamento Governamental.

Já na segunda-feira (4), primeiro dia útil de seu governo, Cícero Lucena caiu em campo e foi visitar o Aterro Sanitário, que recebe todo o lixo produzido na Capital e em outros seis municípios. O local foi criado em 2002, durante sua segunda gestão, ao encerrar as atividades do antigo Lixão do Roger.

Durante a visita, o prefeito elencou como prioridade a coleta seletiva, que além de garantir renda às famílias, contribui para a ampliação da vida útil do Aterro, estimada em 25 anos. Cícero se reuniu com uma associação de catadores de materiais recicláveis e se comprometeu a buscar melhores condições de trabalho e maior rentabilidade para os trabalhadores, além de ações de educação e qualificação profissional.

O prefeito autorizou ainda na segunda-feira o início de uma operação especial de limpeza no bairro Cidade Verde e à tarde almoçou no Restaurante Popular da Lagoa. O local oferece 1.300 refeições diárias ao custo de R$ 1. Ele experimentou a comida servida à população. Ele disse que a qualidade do que é servido é satisfatória e prometeu melhorar.

Cícero, que implantou durante sua primeira gestão o primeiro restaurante popular da Capital, disse que pretende ampliar o serviço.

Também na segunda-feira, Cícero se viu como alvo de uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), em que o Ministério Público Eleitoral pede a cassação da chapa composta por ele e pelo vice-prefeito Léo Bezerra (Cidadania) por suposto uso de professores da rede estadual de ensino para favorecimento da campanha, no segundo turno das eleições municipais de 2020.

A defesa do prefeito disse que ainda não foi notificada da ação e, por isso, não conhecem os termos da acusação. Contudo, o advogado Pedro Pires defendeu que houve a “mais absoluta lisura na condução da campanha” e que confia na “total improcedência da ação, de modo que a soberania da majoritária votação popular seja preservada”.

Na terça-feira (5), o foco do gestor foi a área da saúde. Pela manhã ele visitou a Maternidade Cândida Vargas e o Hospital Ortotrauma de Mangabeira. À tarde, Cícero esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bancários e no Hospital Santa Isabel.

Na Cândida Vargas, Cícero determinou a implantação de uma nova sala de cirurgias, zerando a fila de cirurgias ginecológicas. O local ainda vai ganhar um espaço específico para a preparação da alimentação parenteral. No Ortotrauma, ele garantiu que a unidade vai ser reformada e que os equipamentos vão ser renovados. Ele definiu o Trauminha, que tem diversas reclamações sobre os serviços prestados, como um dos símbolos da renovação da gestão de saúde na Capital. Já na UPA dos Bancários, Cícero anunciou que a rede de Unidades de Pronto Atendimento, que recebia exclusivamente casos suspeitos de Covid-19, passaria a funcionar com serviço geral. A própria UPA dos Bancários foi a primeira a flexibilizar o atendimento já na quarta-feira (6).

O dia de visitas terminou no Hospital Santa Isabel, onde Cícero anunciou a retomada a partir da segunda quinzena de janeiro, das cirurgias eletivas na unidade, que estavam suspensas devido à pandemia de Covid-19. Pelo menos duas mil pessoas estão na fila aguardando pelos procedimentos na Capital.

Na quarta-feira (6), Cícero Lucena continuou visitando as unidades de saúde da Capital. Ele esteve na UPA de Cruz das Armas ele em duas Unidades Básicas de Saúde, na própria região. Na Unidade de Pronto Atendimento, a exemplo do que fez nos Bancários, o prefeito também flexibilizou o atendimento geral a partir da quinta-feira (7), e anunciou a reabertura da ala pediátrica a partir de fevereiro.

No mesmo dia, Cícero recebeu a visita do governador João Azevêdo (Cidadania), no Gabinete do Paço Municipal. Após o encontro, os dois gestores anunciaram um pacote de ações conjuntas entre a Prefeitura e o Governo do Estado em áreas como infraestrutura, meio ambiente e saúde. Dentre elas, uma parceria para o tratamento e identificação de ligações clandestinas de esgoto que desembocam nas praias da Capital. Além disso, o prefeito assinou o decreto que institui uma comissão para estudar a renovação da concessão entre a Cagepa e a Prefeitura, com o objetivo de universalizar o serviço de saneamento no menor prazo possível. O monitoramento do fornecimento de águas públicas também está no foco de atenção.

Também foram anunciadas medidas conjuntas para a barreira do Cabo Branco, no enfrentamento à Covid-19, a preparação para a vacinação, a criação do Opera João Pessoa, articulado com o programa Opera Paraíba. A intenção é zerar uma fila de quase cinco mil cirurgias eletivas no município e a liberação do licenciamento da empresa responsável pela construção do Polo Cabo Branco.

Já na quinta-feira (7), o prefeito da Capital começou o dia visitando a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), no José Américo. No local funciona uma feira de orgânicos às quintas e sábados, formada por 150 agricultores vindos de 28 municípios de todo o Estado. Durante a visita, o gestor ressaltou a necessidade de uma melhor utilização do espaço e da ampliação do leque de serviços disponíveis para a população. Para ele, o espaço é grande e pouco utilizado e garantiu aos comerciantes que vai expandir a oferta de serviços no local.

Em seguida, Cícero Lucena esteve em três unidades de Ensino Fundamental da Capital que estão com obras de reforma paralisadas há pelo menos dois anos nos bairros Espalanada, Grotão e Alto do Mateus. Ele se comprometeu em mudar o modelo de gestão com acompanhamento sistemático das obras. A ideia é que cada obra tenha um gestor, um engenheiro responsável desde o acompanhamento da elaboração do projeto até a prestação de contas. Cícero ainda visitou uma escola no José Américo, que está com obras de reforma em andamento e disse que em 30 dias a unidade estaria pronta para atender a comunidade escolar.

O gestor aproveitou as visitas para fazer alguns anúncios ligados à educação da Capital. Um deles foi a formalização de uma parceria com o Google para garantir ensino à distância na Rede Municipal e a volta da cooperação com a Escola Ballet Bolshoi. Para ele, a prioridade “é ofertar vagas para todas as crianças, se preocupar com a qualidade da merenda e valorizar profissionais”. Quanto ao retorno às aulas presenciais, Cícero garantiu que a equipe está fazendo um levantamento sobre a situação do município para tomar uma decisão.

Por fim, na área da saúde, o prefeito firmou um convênio com a Cooperativa Médica Unimed João Pessoa que vai permitir o uso da estrutura do Hospital Alberto Urquiza Wanderley para a realização de transplantes de fígado e rins no valor de R$ 8,5 milhões. O prefeito ainda destacou que está trabalhando para garantir também as cirurgias de transplante de coração, que devem ser viabilizadas em breve.

O novo prefeito concluiu a primeira semana de gestão nesta sexta-feira (8) lançando o projeto Praia Limpa, em parceria com o Governo do Estado, que busca através de ações proativas a sensibilização ambiental de todos os cidadãos, com destaque para a importância de uma praia limpa tanto para o crescimento do turismo local, como para a manutenção e preservação da biodiversidade marinha. Um termo de convênio e cooperação foi celebrado pelas duas instâncias de poder, para realização conjunta de serviços de abastecimento d’água, esgotamento sanitário e drenagem urbana na Capital paraibana. Um dos problemas identificado no bairro de Manaíra, por exemplo, é, justamente, o despejo de esgotos clandestinos no mar através da rede de drenagem da região. As Secretarias da Infraestrutura e da Cagepa vão trabalhar em conjunto para identificar e solucionar de forma definitiva os problemas ocasionados por ligações clandestinas de esgoto dentro da rede de drenagem.

Cícero também visitou diversos pontos do Centro Histórico da Capital. Ele avaliou o estado de conservação e o andamento de obras de reestruturação, reafirmando seu compromisso de recuperar e valorizar o espaço. Um dos primeiros locais visitados foi o Conventinho, que está com a reforma paralisada há cerca de dois anos. Cícero anunciou a retomada da construção do Conventinho em um compromisso com o Governo do Estado que desapropriou o colégio Nossa Senhora das Neves para ser uma área de investimento tecnológico. O prefeito ainda visitou a Casa da Pólvora e o Hotel Globo, entre outros imóveis da PMJP na região. Ao final das visitas, ele lamentou o estado de abandono do Centro Histórico e disse que vai promover a ocupação e reordenamento da área no âmbito da cultura e do turismo, com ações integradas entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretarias de Educação e de Turismo. Está previsto o funcionamento da Biblioteca Municipal, de um Centro de Cultura e Artes, além de pontos de cultura, com atividades artísticas permanentes.

Como última atividade de sua primeira semana como prefeito de João Pessoa, Cícero participou de uma reunião virtual com integrantes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), na qual conheceu a equipe responsável pelo programa João Pessoa Sustentável no BID e discutiu medidas necessárias para agilizar as ações pendentes e garantir a aplicação dos recursos. Trata-se de uma parceria firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano da cidade, calcado nos preceitos da sustentabilidade, tendo como pilares o fortalecimento do planejamento e da gestão pública municipal.

Além disso, ao longo da semana, Cícero Lucena lançou mão várias vezes das redes sociais para anunciar nomes de integrantes de sua equipe de governo no primeiro escalão da Prefeitura de João Pessoa, entre secretários e adjuntos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba