Loucuras

Sai um 'olavete' aloprado, entra um 'olavete' turbinado no MEC- Por Clóvis Rossi

Simão Bacamarte, valei-nos: abriram ainda mais as portas do hospício

Agora que um “olavete” turbinado acaba de ser nomeado para o Ministério da Educação, no lugar de um “olavete” aloprado, só resta torcer para que baixe o espírito de Simão Bacamarte em Olavo de Carvalho.

Para quem não leu “O Alienista”, de Machado de Assis, breve resumo: Simão Bacamarte, médico de razoável prestígio, resolve dedicar-se ao estudo da psiquiatria. Monta até um hospício, a Casa Verde, na sua cidade (Itaguaí), e vai internando um cidadão depois do outro, até que 75% da população acaba na Casa Verde.

Depois de algumas hilariantes idas e vindas, Simão Bacamarte manda soltar todos os internos, a partir da descoberta de que ninguém tinha uma personalidade perfeita, a não ser ele próprio. Consequência inexorável: Bacamarte conclui ser o único anormal na cidade e decide trancar-se sozinho na Casa Verde até o fim da vida.

A única solução para o hospício em que se transformou uma parte do Brasil dos Bolsonaros é Olavo de Carvalho, a piada que virou guru, aceitar que, como todos estão errados e só ele está certo, ele é anormal e merece trancar-se em algum hospício e jogar a chave fora.

O mais novo delirante na praça é esse Abraham Weintraub, ao qual se atribui a afirmação de que as instituições financeiras, os meios de comunicação e as grandes empresas estão, todos e todas, sob comando de comunistas.

O incrível é que o comunismo não tenha tomado conta do país, se domina tais instituições.

Como escreveu Joel Pinheiro da Fonseca, impecável liberal, se Weintraub se mostrar um líder mais forte que seu antecessor, Vélez Rodríguez, trocará a inoperância deste por algo pior, “um movimento na direção errada: aparelhar o ministério e tocar sua agenda de combate ‘aos comunistas’’, antagonizar professores e promover a doutrinação oficial em sala de aula. Quem pagará o preço dessa brincadeira serão jovens e crianças brasileiros”.

Pois é, se a caça aos fantasmas (o comunismo que não existe) for levada às últimas consequências, o que fará o novo ministro? Proibirá a execução das músicas desse perigoso poeta comunista que é Chico Buarque de Holanda? Revogará a aposentadoria do mestre marxista que é Fernando Henrique Cardoso? Mandará queimar os livros de Paulo Freire?

Levará a cruzada anticomunista ao setor financeiro e prenderá Lázaro Brandão, os Setúbal do banco Itaú, invadirá a Espanha para encarcerar Ana Botín, a herdeira do Santander?

Casa Verde neles, antes que seja tarde demais.

Fonte: Folha
Créditos: Folha