transposição

Rômulo diz que ministro confirmou Eixo Norte da Transposição na PB até abril

O Eixo Norte do projeto de transposição parte de Cabrobó, em Pernambuco, e chega a Paraíba, passando por um pequeno trecho do Ceará.

Com a retomada das obras do Eixo Norte, há 30 dias, será possível levar água da transposição do São Francisco ao Ceará a partir de janeiro de 2018, mas a chegada na Paraíba esta prevista para maio. A previsão é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que participou de uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta quarta-feira (23), onde o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) esteve.

Segundo o ministro, no momento há 948 profissionais na obra de finalização do trecho 1 do Eixo Norte. Nos próximos 30 dias, este número deve saltar para quase 2 mil trabalhadores, possibilitando a abertura de mais um turno de atividades, pleito feito por Rômulo Gouveia em encontros com o ministro. O deputado destacou que a bancada da Paraíba vai seguir na cobrança para que a obra possa ser entregue o quanto antes, dado a prioridade do equipamento e a necessidade dos paraibanos. Gouveia ainda destacou o trabalho da Assembleia Legislativa da Paraíba pelo andamento da obra.

A água vai ser direcionada ao Ceará por Jati, na divisa com Pernambuco. De lá pode chegar à Bacia de Jaguaribe, que está integrada a Fortaleza. Ainda segundo Helder, será prioridade concluir o eixo Norte para que em abril, ou mais tardar em maio, a água possa ser entregue também em São José de Piranhas, no extremo Oeste da Paraíba.

O Eixo Norte do projeto de transposição parte de Cabrobó, em Pernambuco, e chega a Paraíba, passando por um pequeno trecho do Ceará.

Fonte: Assessoria