dados alarmantes

Ricardo Coutinho: desmatamento na Amazônia pode prejudicar acordo comercial com UE

O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho e  atual presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), vinculada ao PSB Nacional, demonstrou preocupação com o aumento do desmatamento da Amazônia

Ricardo Coutinho ex-governador da Paraíba e atual presidente daFundação João Mangabeira, demonstrou preocupação com o aumento do desmatamento da Amazônia, ele usou dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que revelam aumento de 60% na devastação da floresta com relação ao mesmo período do ano passado para alertar sobre o caso

“Quando falo de soberania nacional, falo também de preservar nossa riqueza ambiental. Nesta semana, foi divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a informação de que o desmatamento na Amazônia Legal brasileira atingiu 762,3 km² em junho, um aumento de 60% em comparação com o mesmo mês no ano passado. Para se ter uma ideia, o número corresponde a duas vezes a área da cidade de Belo Horizonte”, afirmou.

Ele disse ainda  que a preservação ambiental é importante por diversos fatores, dentre eles, acordos comerciais firmados recentemente pelo Brasil com a União Europeia, uma vez que os países do bloco financiam ações de combate ao desmatamento e condenam a leniência do governo brasileiro em resolver o problema.

“Não podemos, enquanto país, aceitar a destruição da floresta amazônica por diversas razões e a principal delas é, claro, a ambiental. Além disso, o próprio ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o desmatamento pode prejudicar o acordo comercial firmado recentemente entre o Mercosul e a União Europeia. É preciso pensar um modelo de desenvolvimento sustentável que não acabe com nossa maior riqueza em detrimento do benefício de alguns poucos”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba