ParlaNordeste

REPRESENTANDO A PARAÍBA: Deputado Genival Matias participa de Encontro de presidentes de Assembleias, em Brasília

De acordo com o parlamentar, o encontro teve um saldo positivo e as reivindicações da delegação foram bem recebidas. “Foi muito produtivo

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) participou, nesta terça-feira (16), do encontro da delegação de parlamentares nordestinos com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), em Brasília. O deputado estadual Genival Matias (Avante) representou o presidente Adriano Galdino (PSB) na reunião, que discutiu a defesa da manutenção de órgãos regionais, como Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

De acordo com o parlamentar, o encontro teve um saldo positivo e as reivindicações da delegação foram bem recebidas. “Foi muito produtivo. Entregamos a Carta São Luís, um documento formado por um colegiado de presidentes das Assembleias do Nordeste e eu, na condição de vice, representei o Parlamento paraibano, discutindo conjuntamente o fortalecimento do Banco do Nordeste, já que existe um movimento para extingui-lo e isso seria muito ruim para o país, principalmente para a nossa região”, afirmou.

Ainda durante a reunião, foram discutidos pontos da Reforma da Previdência (PEC 06/2019), apresentada pelo Governo Federal. “Foram levantados alguns itens com foco na questão do homem do campo. Por enquanto, ainda não há um consenso. O presidente do Senado acha que os estados têm que se juntar para organizar um modelo de comum acordo, enquanto que o presidente da Câmara sugere dividir a responsabilidade para cada Assembleia discutir com os governadores a previdência estadual”, pontuou.

A reunião contou com a presença de representantes de todos os parlamentos do Nordeste com exceção de Alagoas e do Rio Grande do Norte.

Carta São Luís

O documento entregue à Câmara e ao Senado contém deliberações tomadas durante o 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste (ParlaNordeste), no último dia 29 de março, reforçando a importância da discussão sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste, a Reforma da Previdência, o Pacto Federativo e o Fortalecimento dos Órgãos Regionais de Desenvolvimento. Além do presidente da Assembleia da Paraíba, Adriano Galdino, a carta é assinada pelo presidente da Assembleia do Maranhão, Othelino Neto, do Piauí, Themístocles Filho, do Ceará, José Sarto, e da Bahia, Nelson Leal.

Fonte: Portal do Litoral
Créditos: Portal do Litoral