ELEIÇÕES

REAL TIME BIG DATA: João lidera pesquisa estimulada com 29%; Nilvan aparece em seguida com 15%; Pedro e Vené com 14%

Uma pesquisa do Real Time Big Data divulgada nesta terça-feira, (23), mostra que o atual governador João Azevêdo (PSB), lidera com 29% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Em seguida, Nilvan Ferreira (PL), aparece com 15%, Pedro Cunha (PSDB), com 14%, e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), também com 14%.

O levantamento, realizado pela Record TV, ouviu 1.500 eleitores em 62 municípios do estado entre 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº PB-03455/2022.

No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são revelados aos entrevistados, Azevêdo tem 20%; Pedro Cunha e Veneziano, 7%; Ferreira, 5%; Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PT), 1%. Brancos e nulos somaram 12%, não souberam ou não quiseram responder, 47%.

No cenário em que são apresentados aos eleitores também os presidenciáveis que apoiam os candidatos ao Governo da Paraíba, Veneziano tem 29% quando seu nome é atrelado ao de Lula (PT). Com o apoio de Bolsonaro (PL), Nilvan Ferreira alcança 23%, e Pedro Cunha alcança 12% com o apoio de Ciro Gomes (PDT). A candidatura de João Azevêdo é independente, nesse cenário, mesmo sem apoio, ele tem 25% das intenções de voto.

Avaliação do governador
A pesquisa também perguntou como os eleitores avaliam o governo de João Azevêdo. Para 51%, o atual governador é aprovado, 43% o desaprovam. Não sabem ou não respondeu somaram 6%.

Avaliação do governo
Para 14% dos entrevistados, o governo é ótimo, para 20% é bom, e regular para 32%. Outros 16% avaliaram o governo como ruim, 15% o consideram péssimo. Não sabem ou não responderam somaram 3%.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: R7