decepcionante

RANKING DE PRODUTIVIDADE 2017: Pedro Coutinho, Luiz Flávio e Bosquinho são os vereadores menos produtivos da Câmara de João Pessoa

O caso mais crítico é o vereador Pedro Alberto Coutinho (PHS), que protocolizou as suas últimas proposituras no ano de 2012. Um fato deve se chamar a atenção nesse caso, é que o parlamentar passou praticamente os quatro anos do último mandato na Presidência do Instituto de Previdência do Municipio de João Pessoa. Os outros dois vereadores que ainda não 'estrearam' em 2017, são o Dr. Luís Flávio (PSDB), que acumula a função de médico e parlamentar, com o último e único requerimento protocolizado em 2015; e Bosquinho (PSC), com 32 requerimentos defendidos também há dois anos.

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) iniciou oficialmente as atividades da 17ª Legislatura (2017-2020) apenas no dia 7 de março deste ano. E, após quase dois meses o que se pode notar é uma alta produção de matérias legislativas, mas, com pouco alcance perante a população. O volume de proposituras oscila bastante entre os 27 vereadores que estão atualmente no exercício do mandato. Três dos mais experientes sequer têm um requerimento protocolizado em 2017, e um dos reeleitos na última eleição apresentou a sua última proposta no ano de 2012.

De acordo com dados disponibilizados pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), hospedado na páaacute;gina eletrônica da CMJP, as iniciativas protocolizadas pelos vereadores de João Pessoa este ano somam o montante de 2.427 matérias legislativas. A ampla maioria são Requerimentos (2.225), geralmente solicitando providências do Poder Executivo relacionadas a serviços de zeladoria, a exemplo de iluminação pública, pavimentação de ruas e sinalização de trânsito.

Os Projetos de Lei Ordinária (PLO), que tem maior visibilidade e poder de transformação da população, somam um total de 131 propostas. Os demais são Indicações ao Poder Executivo (40); Projeto de Decreto Legislativo (22); Projeto de Lei Complementar (5); Projetos de Emenda à Lei Orgânica (2) e Projetos de Resolução (2).

Parlamentares aparecem zerados em 2017

Três experientes vereadores aparecem com nenhuma matéria legislativa apresentada na atual Legislatura. O caso mais crítico é o vereador Pedro Alberto Coutinho (PHS), que protocolizou as suas últimas proposituras no ano de 2012. Um fato deve se chamar a atenção nesse caso, é que o parlamentar passou praticamente os quatro anos do último mandato na Presidência do Instituto de Previdência do Municipio de João Pessoa (IPMjp), retornando às vesperas da disputa a reeleição. Mesmo assim ainda não apresentou novas propostas no atual mandato.

Os outros dois vereadores que ainda não ‘estrearam’ em 2017, são o Dr. Luís Flávio (PSDB), que acumula a função de médico e parlamentar, com o último e único requerimento protocolizado em 2015; e Bosquinho (PSC), com 32 requerimentos defendidos também há dois anos.

Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br/politica/noticia/184183_confira-ranking-dos-vereadores-com-produtividade-zerada-em-jp-em-2017
Créditos: ÂNGELO MEDEIROS