Avaliação

Raniery diz que faltam "questões pontuais" para MDB anunciar apoio oficial a João e defende volta do trabalho presencial na ALPB: "Já está no momento"

O deputado estadual licenciado Raniery Paulino (MDB), em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (23), disse que o MDB ainda precisa resolver “questões pontuais” para que possa anunciar integralmente o apoio da legenda ao projeto de reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania) em 2022. Na conversa, ele defendeu a volta dos trabalhos presenciais na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e suas pretensões para as próximas eleições.

Raniery falou que o MDB como um todo, “como instituição”, ainda não fechou parceria com o governador João Azevêdo para as eleições de 2022, citando que existem questões pontuais dentro do partido que ainda precisam ser discutidas.

“Tem questões pontuais que precisam ser observadas. Por exemplo, Dr. Verissinho, prefeito de Pombal. Ele é oposição ao governador João Azevêdo, mas eu torço para que haja um distensionamento”, explicou.

Raniery citou outros exemplos de oposição, como em Monte Horebe e Alhandra, afirmou que o partido irá tratar internamente possíveis reconciliações e reafirmou o seu compromisso pessoal com a pré-candidatura à reeleição de Azevêdo, revelando que pediu aval ao então presidente estadual da sigla, senador José Maranhão.

Ele reafirmou ainda sua pré-candidatura à reeleição a deputado estadual. Na expectativa de possíveis mudanças na legislação eleitoral, Paulino revelou que ensaiava uma pré-candidatura à federal, mas que devido à não aprovação do “distritão” para as eleições de deputados federais, estaduais e vereadores, essa postulação está cada vez mais difícil.

A nível nacional, Raniery comentou que, dentro do partido, tem ganho cada vez mais força o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como candidata a presidente, nome defendido pelo próprio Paulino

Volta aos trabalhos presenciais na ALPB

Raniery disse que mesmo após quase um ano e meio de trabalhos remotos, a produção legislativa da Casa é positiva. No entanto, na visão do deputado, os debates sobre temas importantes não estão acontecendo da melhor forma, o que justifica a volta presencial das atividades.

“Eu acho que no quesito produção legislativa, estamos bem, mas no quesito fundamentação dos debates, eu acho que não flui bem. Eu me sinto muito melhor no debate olho no olho. Eu acho que já está no momento da Assembleia voltar [presencial]”, disse.

Tensão entre poderes

Ao avaliar o recente clima de tensão entre os poderes, Raniery vê como importante a atuação que os governadores brasileiros estão tendo para apaziguar os ânimos. Em sua visão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, alvo de pedido de impeachment por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também se excede em determinadas situações.

“Existe um clima de hostilidade, não se pode negar isso, então o papel dos governadores é muito mais para cumprir esse papel de distensionamento”, avaliou.

“Falar mal do STF dá prisão, na visão de Alexandre de Moraes. Mas falar mal de um deputado federal não dá? Falar mal do presidente da república não dá? Ele é mais autoridade que um senador da república? Eu acho que não”, argumentou.

Disputa para a vaga do senado na Paraíba

Perguntado ainda em quem apoiaria e votaria entre os pré-candidatos ao senado Aguinaldo Ribeiro (PP) e Efraim Filho (DEM), Raniery preferiu não responder, citando a senadora do seu partido, Nilda Gondim. Ele, no entanto, avaliou que, a depender da escolha do governador João Azevêdo sobre quem irá compor sua chapa, haverá um clima de cordialidade entre ambos.

“Os dois são bons nomes, mas deixa eu dizer o que eu acho. Eu não quero entrar muito nessa briga, não sei quem vai ser escolhido, mas acho que um vai votar no outro. Quem está brigando por conta disso, está se desgastando desnecessariamente. Eu acho que um vai votar no outro”, falou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba