Decisões

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Solânea, Kaiser fica com João e oposição está indefinida entre Maranhão e Lucélio

A ‘Radiografia da Política’ desse domingo (12) desbrava a política do município de Solânea, localizado no curimataú da Paraíba. Conhecida como uma cidade pacata e de clima agradável, a cidade passou por momentos turbulentos há alguns anos, e hoje vive um momento de estabilização política, mas com as disputas de sempre entre situação e oposição.

O atual prefeito da cidade é Kaiser Rocha, do Democratas, eleito em 2016 com 53,96% dos votos válidos. Ele venceu Giseliane Azevedo, que concorreu pelo PSD e obteve 41,97% dos votos. A Câmara municipal da cidade é composta por 11 vereadores. Desses, 7 compõem a base do prefeito, enquanto quatro etão no campo oposicionista.

Kaiser já havia se candidato a prefeito em 2004 e em 2008, mas não obteve êxito. Ele foi eleito vice-prefeito em 2012, na chapa de Beto Brasil, o ex-prefeito que governou a cidade entre os anos de 2012 a 2016, e que agora é candidato a deputado estadual.

Antes, quem governou a cidade foi Dr. Chiquinho. Ele sofreu um processo de cassação por compra de votos na eleição e chegou a ser preso durante uma operação do Ministério Público denominada ‘Pão e Circo’, que teve o objetivo de investigar desvios de recursos públicos. Ele sempre negou as acusações.

Apoios em 2018

Em outubro, o prefeito Kaiser deverá votar em João Azevedo (PSB) para governador. Ele também vai apoiar a candidatura de Efraim Filho para deputado federal e em Ricardo Barbosa para deputado estadual. Ao Portal Polêmica Paraíba, ele disse que ainda não sabe quem vai apoiar para o Senado, e que vai conversar com Veneziano Vital do Rego nesse final de semana.

A oposição na cidade é formada pelos vereadores Thiago José (PHS), Josenildo (PT), Melo Júnior (PSC) e Regislaine (PSL). O grupo ainda não decidiu quem vai apoiar para govenador, mas devem descartar voto em João Azevedo. O vereador Thiago disse que deve direcionar seu apoio para Lucélio Cartaxo (PV) ou José Maranão (MDB), e que essa decisão será divulgada em breve.

             

Solânea conta também com nomes locais que vão concorrer a uma vaga na Assembleia. Beto Brasil, o ex-prefeito, mantém uma base eleitoral na cidade e continua angariando apoios para sua postulação. Correndo por fora, Eduardo Carneiro, candidato pelo PRTB, também detém apoios na cidade.

Dados

De acordo com informações fornecidas pela Justiça Eleitoral, Solânea possui quase 23 mil eleitores. A população da cidade é estimada em 27 mil pessoas. Solânea é conhecida por ser uma cidade pacata e de clima agradável e frio.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba