Dois caminhos

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Piancó, prefeito do PSD apoia Zé Maranhão, Cássio Cunha Lima e Daniella Ribeiro; oposição vai de João Azevedo

Depois de Itabaiana, chegou a vez do Vale do Piancó entrar na rota da ‘Radiografia da política’, do Portal Polêmica Paraíba. A cidade de Piancó, assim como muitas cidades paraibanas, está politicamente dividida, e essa característica deverá se repetir na eleição desse ano, quando lideranças da cidade estarão em lados opostos na disputa estadual.

O atual prefeito do município é Daniel Galdino (PSD), que foi eleito em 2016 com 51,92% dos votos, tendo como vice Antônio Dantas (PTC). A dupla venceu Sales Lima (Democratas), que obteve 48,08% dos votos válidos.  O prefeito conta com o apoio de seis dos onze vereadores que compõem a Câmara Municipal da cidade.

A oposição no município está fragmentada em grupos, e é representada por nomes como o da vereadora Cristiane Remígio (PSB), líder da oposição na Câmara; pelos ex-prefeitos Sales Lima e Edvaldo Leite , além de Pádua Leite, ex-vereador do PT.

Apoios

Em 2018, o prefeito Daniel vai divergir da cúpula estadual do PSD no tocante à disputa pelo Governo do Estado, pois já anunciou apoio à pré-candidatura de José Maranhão (MDB). Ele também votará em Daniella Ribeiro (Progressista) e Cássio Cunha Lima (PSDB) para o Senado.

A proximidade do prefeito com Maranhão não é por acaso. Ele é filho da ex-prefeita Flávia Serra Galdino, do MDB, que governou a cidade entre os anos de 2005 e 2012. Já quanto às disputas pelas vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa da Paraíba, Daniel vai aguardar o fim das convenções para anunciar seu apoio.

Do outro lado do ringue político municipal, estão os ex-prefeitos Sales Lima e Edvaldo Leite. Ambos apoiam João Azevedo para o Governo do Estado, mas divergem quando o assunto são os deputados. Enquanto Sales Lima deverá apoiar Efraim Filho para o senado e Julius Roberto para o cargo de deputado estadual, o ex-prefeito Edvaldo deverá ficar com Gervásio Maia para o cargo de deputado federal e ainda não tem definição na perspectiva estadual.

O nome de João Azevedo também é referendado, claro, por Cristiane Remígio. Lideranças do PT também tendem a votar em Azevedo, mas resistem a apoiar candidatos da coligação socialista tidos como ‘golpistas’.

Contextualizando 

Considerada a ‘mãe do Vale do Pincó’, região que contempla 20 municípios, Piancó completa 270 anos no próximo dia 08 de novembro. A cidade exportou para a Paraíba importantes nomes da política estadual ao longo de sua história, como os ex-deputados estaduais Antônio de Araújo Pinho, Antônio Leite Montenegro, Ademar Teotônio e Padre Aristides Ferreira, além de Salviano Rolim, ex-senador na década de 1950.

Na política contemporânea, surge a família Galdino, que começou  a governar a cidade na década de 1970, com a figura de Gil Galdino, prefeito da cidade por três vezes. A filha dele, Flávia, governou a cidade entre os anos de 2005 e 2012, e agora Daniel Galdino, o neto, é quem está à frente da prefeitura.

Além de Edvaldo e Sales Lima, a Família Remígio ,que tem com exporente a vereadora  Cristiane Rimígio, faz oposição aos Galdino. O pai dela foi vice de Gil na década de 1980. A oposição também conta com os nomes de Pádua Leite, do PT, e de Paulo Barbosa, ex-emedebista que hoje se abriga no PT do B.

Dados

Com base nas estatísticas do TSE, atualizadas em 2017, Piancó tem pouco mais de 12 mil eleitores, o que corresponde a cerca de 75% dos seus 16 mil moradores.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba