Vale do Mamanguape

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Mataraca, três cabos eleitorais dominam a cena na eleição em 2018

A ‘radiografia da política’ deste domingo (09) volta ao Vale do Mamanguape, no litoral norte da Paraíba. Dessa vez, o alvo é a cidade de Mataraca, município que abriga uma população de 8.500 habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por lá, as três principais correntes políticas que estiveram no centro da disputa nas últimas eleições, estarão novamente polarizando o pleito de outubro, e vão disputar os votos dos mais de 7 mil eleitores aptos a votar.

O município é atualmente administrado pelo prefeito Egberto Madruga, do PTB. Ele foi eleito em 2016,  juntamente com a socialista e atual vice-prefeita, Dra. Emília, liderança ligada ao governador Ricardo Coutinho. Na época, eles venceram a eleição com 39,07% dos votos válidos, numa disputa considerada acirrada.

Izaias Bessa, do PSL, ex-vereador por quatro mandatos e ex-vice prefeito de Mataraca, é uma das principais lideranças de oposição. Ele ficou em segundo lugar na última eleição municipal, com 34,90% dos votos. Outro nome com densidade eleitoral importante, também da oposição, é Olímpio Alencar, ex-prefeito do município, que ficou em terceiro lugar na última eleição municipal, com 24,69% dos votos válidos no pleito.

Mataraca conta conta ainda com a atuação política de 9 vereadores eleitos no último pleito e que compõem a Câmara Municipal da Cidade.

Apoios em 2018

O prefeito Egberto e a vice-prefeita Emília apoiam a candidatura de João Azevedo (PSB) para governador. Em agosto, o gestor foi fotografado, em ocasiões distintas, ao lado de duas candidatas a deputada estadual. A primeira reunião aconteceu com Pollyana Dutra (PSB), ex-prefeita de Pombal, quando ele teria declarado apoio à candidatura dela. No final do mês, no entanto, a imprensa local divulgou o apoio do prefeito à candidatura de Rafaela Camaraense (PPS). O prefeito faz campanha para Gervásio Maia (PSB), atual presidente da ALPB e candidato a deputado federal.

Encontro entre prefeito e a candidata Pollyana Dutra aconteceu no começo de agosto, em João Pessoa.

 

No final do mês, Rafaela Camaraense (PPS) teria recebido o apoio do gestor.

Izaias Bessa (PSL), líder oposicionista, apoia a candidatura do senador José Maranhão para o Governo do Estado. Na corrida legislativa, ele deverá sufragar o nome de Tião Gomes (Avante) para deputado estadual. Esse apoio foi anunciado em maio. Uma fonte ouvida pelo Polêmica Paraíba afirmou que ele deverá votar em Wilson Santiago (PTB) para deputado federal.

Izaias recebeu Wilson Santiago e Tião Gomes.

José Maranhão também conta com o apoio do ex-prefeito Olímpio Alencar, liderança que tem forte densidade eleitoral na cidade. A mãe de Olímpio, Cláudia Alencar (MDB), está concorrendo ao cargo de deputada federal e confirmou à reportagem o apoio da família à candidatura de Maranhão. A família Alencar votará também em em Janduhy Carneiro (Patriota) para a deputação estadual.

Cláudia Alencar, candidata a deputada federal, declarou voto em Zé Maranhão.

Outros dados

A história de Mataraca está atrelada à cidade vizinha, Mamanguape. Contam os historiadores locais, que o surgimento de Mataraca teve início com o sítio de mesmo nome, situado no território onde hoje existe a cidade. Após experimentar crescimento econômico e populacional, Mataraca foi elevada à categoria de município em 17 de junho de 1963.

Há mais de uma versão para a etimologia do nome ‘Mataraca’, mas a principal corrente diz que essa é uma palavra que tem derivação na língua indígena. Um das traduções mais tradicionais e aceitas para o nome da cidade, é ‘Monte de formigas’, mas há outras teorias.

A economia local é sustentada, em grande parte, pelo turismo, por causa do belo litoral que atrai muitos visitantes. Barra de Camaratuba é uma das praias mais conhecidas da região. Na cidade, também está situado um dos mais antigos parques eólicos da Paraíba.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Pollêmica Paraíba