Apoios

RADIOGRAFIA DA POLÍTICA: Em Conceição, prefeito Nilson apoia Lucélio, Cássio e Daniella

A ‘Radiografia da política’ desse domingo chega à cidade de Conceição, localizada na região metropolitana do Vale do Piancó, a 480 km da capital João Pessoa. Conhecida como ‘A princesa do Vale’, a cidade tem uma população estimada em 19 mil habitantes e possui cerca de 14.545 eleitores, conforme dados do IBGE e da Justiça Eleitoral, respectivamente.

Conceição é atualmente administrada por José Ivanilson Soares de Lacerda, que pertence aos quadros do PSDB. Ele foi eleito prefeito em 2012 pela primeira vez, com 53,72% dos votos, e reeleito no ano de 2016 com 55,44% da votação válida. A cidade também conta com 11 vereadores eleitos na última eleição. Desses, 8 fazem parte da base do governo municipal. Outros 3 fazem oposição ao atual prefeito.

Apoios em 2018

O prefeito Nilson deverá apoiar a candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) ao Governo do Estado. O gestor também trabalha para reeleger João Gonçalves (Podemos) para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e Hugo Motta para a Câmara Federal. As informações foram confirmadas pelo próprio prefeito.

Principal líder oposicionista, o ex-prefeito Alexandre Braga (Avante) vota em João Azevedo (PSB) para o Governo da Paraíba. Ele também apoia o candidato a deputado estadual Júnior Araújo (Avante), ex-vice-prefeito de Cajazeiras, e Gervásio Maia (PSB) para deputado federal. Braga já foi vice-prefeito (1997-2000) e prefeito da cidade (2001-2008). Ele é sobrinho da ex-prefeita Vani Braga e do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga.

O segundo vereador mais votado de Conceição em 2012, Ronildo Leite Manicoba, mais conhecido como ‘Nego de Sevi’, apoia a candidatura de José Maranhão ao Governo. A reportagem não conseguiu confirmar quem são os nomes que ele apoia para os cargos de deputado e senador.

Contextualização

De acordo com arquivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os primeiros moradores da região onde hoje é Conceição foram povos indígenas da tribo Cariri. Eles teriam cedido suas terras, ao longo do tempo, a novos moradores que desbravaram a região. O IBGE revela que o ‘Livro de registro das sesmarias’ atesta que, em 1783, ‘o Alferes Nicolau Rodrigues dos Santos diz ser possuidor de um sítio chamado Conceição nas Cabeceiras do rio Piancó, que descobriu em 1776, e o tem povoado e obtido água do riacho chamado Conceição que tem foz no riacho Logoa Seca’. Esta é a versão mais recorrente para explicar o nome da cidade.

Ainda de acordo com fontes escritas do IBGE, no inicio do século XIX, João Rodrigues dos Santos, ‘auxiliado por seus irmãos, doou vasta área de terra às margens do Rio Piancó, onde, com a construção de casas e da capela de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Município, se desenvolveu a povoação’.

Em outubro próximo, a cidade comemora 137 anos de emancipação política.

Economia e cultura

A movimentação financeira de Conceição gira em torno da agricultura familiar e do comércio. Dentre as principais festas da cidade, destacam-se as comemorações pela emancipação política do município, que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição. Graças à ligação histórica, a cidade ainda é fortemente influenciada pelas cidades circunvizinhas do Vale do Piancó.

 

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba